19 de março de 2024 as 11:24 / Saúde

Agentes Comunitárias de Saúde de Tio Hugo obtêm importante formação

As Agentes Comunitárias de Saúde de Tio Hugo concluíram a sua formação no TACS – Técnico em Agente Comunitário de Saúde. A cerimônia de formatura aconteceu na sexta-feira 08 de março na Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.
A capacitação técnica com 1200 horas de aula, é desenvolvida através da parceria do município com o Ministério da Saúde. A formação no TACS permite que as agentes atuem de forma mais ampla nas visitações residenciais; Com a execução de teste de glicemia, pressão arterial e medição de temperatura corporal. De acordo com a secretária de saúde de Tio Hugo, Ana Lúcia da Silva, essa nova qualificação das agentes comunitárias de saúde irá aprimorar o trabalho preventivo e de monitoramento de enfermidades junto a comunidade. Isso porque nas visitas domiciliares as profissionais poderão avaliar casos de hipertensão, alteração glicêmica entre outros sintomas de doenças. “A ampliação do trabalho das agentes de saúde é fundamental para aprimorarmos a saúde preventiva no município”, frisou Ana.
As agentes Ana Luiza Camargo, Denise Tastch, Enir Elisabetha Muller, Jenifer Graff, Nivea Roessler Dapper e Rita Aparecida Paz, agora são técnicas em Agente Comunitárias de Saúde.
Além das formandas e de suas famílias, participaram da cerimônia o prefeito Gilso Paz, vereadores, servidores públicos municipais e comunidade em geral. Conforme destacou o prefeito em sua manifestação, a principal diretriz de trabalho da secretaria municipal de Saúde é a prevenção. E a capacitação das agentes vêm de encontro a isso. “Sabemos da importância do trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde no dia-a-dia em suas visitas domiciliares. Agora, com essa ampliação dos serviços executados junto a comunidade, irá qualificar ainda mais o trabalho preventivo no município”, concluiu Gilso Paz.
A capacitação foi promovida através da parceria entre o município de Tio Hugo e o Ministério da Saúde. A formação contou com a participação e supervisão da enfermeira Teresinha Rodrigues, cedida pelo município. Ao todo foram 10 meses de atividades, até a culminância e formatura ocorrida na última semana. A secretaria municipal de Saúde entregou a cada uma das agentes um kit, com monitor de glicose, aparelho monitor de pressão arterial e termômetro. A partir deste momento as agentes comunitárias de saúde habilitadas como TACS atuarão na saúde preventiva da população de Tio Hugo.