27 de outubro de 2023 as 15:05 / Saúde

ecretaria de Saúde promove atividade em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul

A secretaria de Saúde de Tio Hugo promoveu um evento com a temática Outubro Rosa e Novembro Azul. Como de costume, a atividade contou com grande participação da comunidade, sobretudo com a presença dos integrantes dos grupos de terceira idade do município.
Os profissionais da saúde de Tio Hugo falaram sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias como o câncer de mama e de colo de útero, comuns em mulheres, e do câncer de próstata que afeta homens, especialmente, a partir dos 45 anos. As psicólogas que atuam no município, Cleusa e Édina também participaram da atividade, conversando com os presentes.
A enfermeira Terezinha Rodrigues, demonstrou como as mulheres podem fazer o auto exame, para detectar possíveis nódulos na região das mamas. Além disso, a profissional ressaltou a importância dos exames preventivos, uma vez que, se descoberta em estágio inicial, o combate a qualquer doença é mais efetivo. “Temos na nossa Unidade Básica de Saúde uma excelente equipe de profissionais, além de muitos recursos, que priorizam a saúde preventiva. Portanto, é fundamental que a população esteja atenta, e nos procure. A prevenção é fundamental para combatermos patologias”, destacou a enfermeira.
O doutor da UBS Gian Carlos Tastch, falou sobre o câncer de próstata, e como a doença se manifesta. O médico, fez questão de enfatizar também, que hábitos de vida saudável e exames de rotina, são importante aliados na prevenção da doença, principalmente para homens com idade acima de 45 anos. “Sempre batemos na tecla da vida saudável, onde a realização de exercícios físicos e uma alimentação balanceada pode fazer toda a diferença na vida das pessoas. Além disso, lembramos também que a realização de exames de rotina, é um importante aliado no combate e luta contra patologias como o câncer de próstata”, explicou Gian.
A secretária de Saúde de Tio Hugo, Ana Lúcia da Silva, agradeceu a presença de todos em mais esta atividade, destacando novamente a intensa participação da comunidade. “Todos os anos realizamos ações de conscientização relacionadas ao Outubro Rosa e Novembro Azul, e a nossa população já está habituada a iniciativas como essa. Também quero ressaltar o quanto as ações voltadas para a prevenção são importantes, e temos a missão de transmitir isso para as pessoas. Desta forma, agradeço aos profissionais da secretaria de saúde de Tio Hugo, que se dedicam diariamente para oferecer o melhor atendimento possível, obrigado”, disse a secretária.
Além das tradicionais palestras, foram realizadas dinâmicas de grupo.