05 de outubro de 2023 as 11:46 / Administração, Planejamento e Finanças

Gilso Paz e Geder Follmer participam de mobilização municipalista em Brasília-DF

O prefeito de Tio Hugo Gilso Paz e o vice Geder Follmer, participam da Mobilização Municipalista, promovida pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios. O ato acontece em Brasília-DF, e conta com a participação de mais de 3000 prefeitos de todas as regiões do Brasil. Em pauta na mobilização está a recuperação das perdas do Fundo de Participação dos municípios – FPM, referente aos meses de julho, agosto e setembro de 2023.
De acordo com Gilso Paz, nos últimos três meses a arrecadação dos municípios advinda do FPM caiu drasticamente, o que compromete o orçamento das prefeituras. “Como sempre reiteramos, quem presta o serviço público diretamente para a comunidade são os municípios. Seja na saúde, educação, infraestrutura, assistência social e outras esferas. Quando o cidadão necessita de um serviço, ele procura a prefeitura e as suas repartições para resolver a sua demanda. Portanto, não podemos admitir que os municípios brasileiros tenham seus recursos reduzidos, ao mesmo tempo que as obrigações das prefeituras aumentam cada vez mais”, enfatizou o prefeito.
Ainda conforme o líder do Executivo tio-huguense, na culminância da mobilização, foi comunicado que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, aprovou a recomposição das perdas do FPM referente aos meses de julho, agosto e setembro. A medida é vista como uma das principais conquistas da Mobilização Municipalista, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em conjunto com as entidades estaduais. “ A CCJ também aprovou um requerimento de urgência para que a matéria siga direto para apreciação no Plenário. Nossa expectativa é que essa situação seja resolvida em breve, e que o Governo Federal reponha aquilo que os municípios perderam em arrecadação”, finalizou Gilso.
➡️ Visitas a Ministérios e Gabinetes:
Ainda na Capital Federal, os líderes do Poder Executivo Municipal de Tio Hugo, juntamente com o assessor jurídico do município, Vicente Mühl, visitaram o FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, Ministérios e gabinetes de parlamentares. As visitas tem como objetivo encaminhar projetos e solicitações de interesse do município junto a órgãos federais e diretamente para parlamentares, bem como, acompanhar o andamento de pleitos já em andamento.
“Buscamos recursos para Tio Hugo através de um intenso trabalho de articulação, e portanto, é muito importante essas movimentações e visitas a ministérios e gabinetes de parlamentares. Em breve, teremos boas notícias para levar até a nossa comunidade”, disse o prefeito de Tio Hugo.