21 de agosto de 2023 as 13:59 / Assistência Social

Agosto Lilás: Atividade voltada para o combate a violência contra a mulher foi promovida em Tio Hugo

A secretaria de Assistência Social e o Cras Mãos Amigas de Tio Hugo promoveu um importante evento na manhã da quinta-feira 17 de agosto. A atividade teve como foco a Campanha de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher (Agosto Lilás). Participaram do evento, estudantes da rede municipal de ensino, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jéssica Müller, alguns vereadores, secretários municipais, servidores púbicos municipais e comunidade em geral.
O primeiro painel da manhã foi coordenado pelas representantes da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Soledade-RS, Felipa Ferronato dos Santos e Julia Pinto Loureiro. Na oportunidade, as palestrantes trouxeram uma grande gama de informações acerca do histórico, compreensão do papel social e da valorização da Mulher. Outros aspectos abordados foram o feminismo, sororidade e o avanço na legislação em relação à proteção da mulher. Após a conclusão da palestras, Felipa e Julia abriram espaço para perguntas perguntas e dúvidas feitas pelos estudantes; Que se manifestaram em grande número contribuindo com a temática.
Na sequência, as psicólogas do município, Édina Zandonai e Cleuza M. Camargo Dutra falaram sobre os danos psicológicos da violência contra a mulher para toda a família, além de esclarecerem como a educação e a aversão a violência dentro dos lares, influencia positivamente no desenvolvimento social das pessoas.
Por fim, foi apresentada a rede de apoio municipal no enfrentamento da violência às mulheres, indicadas as instâncias de acolhimento no município e a importância da denúncia nos casos de violência.
Atividades como essas, que compartilham conhecimento, e informações adequadas, acerca deste tema tão importante, são fundamentais na formação de uma sociedade justa e longe da violência.
Todos os participantes do encontro receberam a cartilha do bem- Violência contra a mulher, com um conteúdo acessível e completo sobre o tema do evento.