A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
07 de agosto de 2023 as 15:42 / Agricultura e Meio Ambiente

Rio Grande do Sul em estado de emergência zoossanitária contra a Gripe Aviária

No fim do mês de julho o Governo do Estado do Rio Grande do Sul declarou estado de emergência em saúde animal para enfrentamento da influenza aviária de alta patogenicidade (Decreto 57.133/2023).
Apesar de não ter registrado nenhum caso da Influenza Aviária na produção comercial nem na avicultura de subsistência, as autoridades estaduais estão em alerta máximo para evitar que esta doença chegue nas propriedades rurais gaúchas.
O Estado do Rio Grande do Sul já registrou casos da doença no município de Santa Vitória do Palmar. No entanto, as aves infectadas eram migratórias. As autoridades estão atentas ao cenário atual, isso porque alguns estados brasileiros registam rápido crescimento no número de casos de gripe aviária.
Desta forma, o objetivo é potencializar as medidas de prevenção e combate a doença em solo Gaúcho. Além de acelerar a atuação das entidades em eventuais novos casos que surjam.
Todos os cidadãos que possuem criação de aves em suas propriedades, sejam para a subsistência ou produção comercial devem estar atentos a sinais. Além de atuar, com medidas e cuidados para evitar a entrada da doença em suas criações.
SE ENCONTRAR ALGUMA AVE DOENTE, DEBILITADA, NÃO MANUSEIE – CHAME AS AUTORIDADES VETERINÁRIAS DO MUNICÍPIO!!!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Inspetoria Veterinária IVZ, junto a secretaria municipal de Agricultura, ou através do fone 3338-9313.
Observe se as aves do seu plantel apresentam os seguintes sintomas:
– Dificuldade respiratória;
– Secreção nasal ou ocular;
– Espirros;
– Incoordenação motora;
– Torcicolo;
– Diarreia;
– Alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.

Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00