07 de junho de 2023 as 15:10 / Saúde

Plantas Medicinais e os seus benefícios foi tema de atividade promovida pela secretaria municipal de Saúde e Emater

A secretaria de Saúde de Tio Hugo em parceria com a Emater/Ascar RS promoveu uma atividade denominada “Plantas Medicinais e Seus Benefícios”. O evento foi realizado na segunda-feira 05 de junho no CTG Caminho dos Pampas, e foi coordenado pelo extensionista da Emater em Campos Borges, Fernando Missio, e pela extensionista de Gramado Xavier, Pâmela Bergonci. A ação faz parte do Programa Rede Bem Cuidar, voltada especialmente para os idosos.
A atividade contou com uma grande participação da comunidade, sobretudo dos integrantes dos grupos de terceira idade do município. A secretária de saúde de Tio Hugo, Ana Silva, agradeceu ao chefe do escritório municipal da Emater/Ascar RS Claudio Carvalho dos Santos pela parceria no desenvolvimento desta iniciativa. A secretária agradeceu também aos profissionais Fernando e Pâmela pela disponibilidade e participação, e a comunidade presente. Para ela, a disseminação de conhecimento e informações sobre plantas medicinais é muito importante, pois elas auxiliam em diversos tratamentos. “Os chás e remédios naturais são aliados que podemos usar para tratar e prevenir problemas de saúde. Portanto, o conhecimento trazido nessa atividade pode ajudar muitos de vocês que estão hoje aqui”, disse Ana Silva.
Os extensionistas Fernando Missio e Pâmela Bergonci apresentaram diversas plantas e as suas propriedades. Destacando, os benefícios que cada uma pode trazer, desde que aproveitadas da forma adequada. Na sequencia, foi realizada uma atividade prática, com a produção de um gel de massagem, utilizando como base a erva baleeira, que é uma planta que possui propriedades cicatrizantes, anti flamatória, e o seu gel é utilizado para dores musculares, na coluna, gota e artrite. Também foi produzido cristais de gengibre, que auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo, e atua como antialérgico e anti flamatório. O gengibre pode também ser utilizado no tratamento contra a bronquite, tosse e dor de garganta.
Os participantes ficaram satisfeitos com a apresentação. Relatando que possuem em suas casas algumas plantas, e que as informações obtidas nessa demonstração são muito úteis para o uso de plantas medicinais no seu dia-a-dia.