17 de maio de 2023 as 13:29 / Administração, Planejamento e Finanças

Economia de recursos públicos: Novo sistema de iluminação pública reduz conta de energia em 70%

No ano de 2022 o município de Tio Hugo iniciou a modernização do parque de iluminação pública do perímetro urbano. A iniciativa consistiu na troca das antigas luminárias, com luz de cor laranja, por placas de Led, as quais garantem redução nos gastos públicos com energia elétrica, além de trazer maior eficiência e luminosidade.
De acordo com os dados do setor financeiro da Administração Municipal de Tio Hugo, a redução na conta da energia elétrica relacionada a iluminação pública do município atingiu números próximos a 70% nos últimos meses.
O prefeito Gilso Paz explica, que o Poder Executivo Municipal aderiu a um projeto do Comaja, o que permitiu ao município celebrar um financiamento para implantar o novo sistema de iluminação pública. “Desde o início destacamos que esse financiamento na verdade seria um investimento; Isso porque, o valor de economia gerado pela iluminação de Led nos permitiria pagar as parcelas, e ainda sobrariam recursos públicos para a Administração Municipal”, disse o prefeito.
O líder do Executivo Municipal relata que meio ano após a conclusão da modernização do sistema de iluminação pública, os resultados já são explícitos. “A conta de energia elétrica relacionada a iluminação pública do perímetro urbano de Tio Hugo reduziu aproximadamente em 70%, conforme apontavam os estudos elaborados antes da execução do projeto. Isso nos traz muita satisfação, pois além de adotarmos um sistema de iluminação mais moderno e eficiente, economizamos recursos públicos, o que é muito importante. Afinal, todos nós tio-huguenses saímos ganhando”, concluiu Gilso Paz.