17 de maio de 2023 as 13:32 / Administração, Planejamento e Finanças

DESTAQUE: Tio Hugo recebe Selo Ouro na avaliação “Radar da Transparência Pública”

O primor pela transparência na gestão pública, é uma das premissas do Poder Executivo Municipal. Esse fato, coloca Tio Hugo em destaque nas principais premiações relacionadas a transparência a nível estadual e federal. A última delas, foi publicada nos últimos dias, e é o “Selo Ouro”, aferido ao município após a obtenção da nota 86,25% em uma escala de 0 a 100%. A avaliação efetuada em 2022 faz parte do programa “Radar da Transparência Pública”, e foi feita pela Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.
O levantamento observa 130 itens de controle, contendo informações sobre licitações, diárias, recursos humanos, transparência, gestão fiscal e dados sobre as atividades realizadas pela Administração. No Rio Grande do Sul, conforme dados da Atricon, foram avaliados positivamente 109 portais de Prefeituras, Câmaras de Vereadores e do Tribunal de Contas. Destes, 12 atingiram o nível Diamante, 64 o nível Ouro e 33 o nível Prata. Na região, Tio Hugo foi um dos poucos municípios contemplados com o Selo Ouro.
O secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Renato Teichmann, relata que esta avaliação positiva demonstra acima de tudo o comprometimento de toda a equipe envolvida na Administração Municipal, sobretudo, aqueles que atuam na manutenção e no fornecimento das informações dispostas no portal da transparência do município. “Temos uma equipe de servidores públicos que se doa diariamente para prestar o melhor serviço público possível em todas as áreas. Esse novo reconhecimento ao bom trabalho realizado no âmbito da transparência, nos mostra isso. Parabenizo à todos, principalmente aqueles envolvidos na alimentação e manutenção do nosso portal da transparência”, disse Teichmann.
O Governo Municipal de Tio Hugo se destaca pelos constantes investimentos em tecnologia e transparência. Nos últimos anos, o município já recebeu avaliações positivas do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE-RS, da CGU – Controladoria Geral da União, através da obtenção de nota máxima na Escala Brasil Transparente.
Esses fatos mostram o grande empenho e comprometimento do Poder Executivo Municipal de Tio Hugo com as finanças públicas, afinal, os recursos públicos devem ser geridos da melhor maneira possível, para garantir uma boa e eficiente prestação do serviço público. A clareza e o respeito no manuseio dos recursos públicos, garantem a valorização do município de Tio Hugo e da sua comunidade.