05 de maio de 2023 as 09:25 / Agricultura e Meio Ambiente

Tio Hugo Integra programa estadual para a construção de açudes em propriedades rurais

O município de Tio Hugo integra o Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS – Açudes, desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O programa tem como objetivo apoiar a construção de estruturas para reservar água, para no futuro expandir a prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas, reduzindo assim os impactos das estiagens que estão mais frequentes no Estado.
Em Tio Hugo foram construídos 11 açudes, em propriedades de seis comunidades diferentes, sendo; Linha Graeff, Linha Machado, Posse Barão, Posse Eli, Posse Gonçalves e Primeiro Distrito – Loro. O convênio celebrado entre o Poder Executivo Municipal e o Governo do Estado, permitiu a contratação de serviços de máquinas, as quais atuaram na construção desses açudes voltados para o armazenamento de água nas propriedades rurais. A contratação do serviço foi executada pelo município, através da abertura de edital de licitação. Já os recursos para custeio das horas máquinas são oriundos do estado.
O Técnico do escritório da Emater/RS – Ascar de Tio Hugo, Claudio Carvalho dos Santos, explica que os agricultores vêm sofrendo enormes prejuízos em decorrência das estiagens dos últimos anos. E o incentivo a construção de estruturas para armazenamento de água, poderá amenizar esse problema no futuro. “A produção agrícola e pecuária são as grandes geradoras de renda para o homem do campo. E a recorrência de estiagens está acarretando prejuízos significativos para essas famílias. A reservação de água propricia posteriormente a pratica da irrigação, o que ameniza de certa forma os impactos dos períodos sem chuva”, disse o extensionista.
O prefeito de Tio Hugo destaca que a parceria entre Estado e municípios é muito importante, pois através dessa colaboração, estão sendo desenvolvidas ações de enfrentamento a estiagens. “Nos últimos 4 anos tivemos 3 períodos de falta de chuva bem impactantes aqui na nossa região. Isso trouxe incontáveis prejuízos para a atividade primária. Desta forma, buscamos parcerias para desenvolver iniciativas que reduzam o impacto de futuras estiagens em nosso município” reiterou.
O público beneficiário foram Agricultores Familiares e empreendedores familiares rurais, enquadrados na Lei Federal nº 11.326/2006. Os beneficiários inscritos foram avaliados e aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, após a validação dos locais em que os açudes foram escavados, que foi efetuada pelo departamento de Meio Ambiente do município.
Os projetos de construção dos açudes barrados ou açudes escavados foram elaborados pelo Técnico do Escritório Municipal da Emater/Ascar-RS Cláudio Carvalho dos Santos, com planta baixa, perfil longitudinal, perfil transversal, perfil vertedouro e croqui da bacia. Os recursos oriundos do Avançar RS, relativos ao eixo “Irriga Mais”, estão previstos no programa orçamentário “Redução do Impacto da Estiagem e Qualificação da Infraestrutura no Campo”, a partir do Instrumento de Programação nº 3044 – “Projetos de Irrigação”.