01 de março de 2023 as 16:04 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Reuniões de planejamento em escolas do município abordam ações do projeto “Educação Fiscal”

Diante do início de um novo ano letivo, foram promovidas reuniões de planejamento em escolas municipais que abordaram o tema “Educação Fiscal”. Os encontros aconteceram nas escolas municipais de ensino fundamental, Antonio Parreiras, Casemiro de Abreu e Laurentino Machado. Participaram das reuniões professores da rede municipal de ensino, a coordenadora pedagógica da SMECEL, Clarisse Gauer dos Santos e a disseminadora de Educação Fiscal, Caciane Roso Werkhausen.
Na oportunidade foram debatidas algumas ações que serão desenvolvidas em sala de aula, usando a temática Educação Fiscal. O objetivo desta iniciativa é levar aos estudantes o conhecimento sobre seus direitos e deveres fiscais enquanto cidadãos. “Este projeto incentiva o aluno a adquirir a consciência e a compreensão sobre a sua função socioeconômica. As ações sobre Educação Fiscal aplicadas nas aulas possuem o intuito de ensinar para os jovens a importância sobre tributos, impostos, emissão de notas fiscais, entre outros assuntos inerentes a esse assunto”, relatou Clarisse.
Destacou-se também, a importância do programa estadual Nota Fiscal Gaúcha e as sua vantagens. Uma vez que são realizados sorteios mensais de prêmios, inclusive em dinheiro, além de vantagens, tais como, desconto no IPVA e programas como Receita da Sorte e Receita Certa, que possuem o mesmo objetivo. Incentivar o cidadão a pedir a inclusão do CPF em notas fiscais emitidas por estabelecimentos comerciais e de serviços, podendo contribuir com o fomento da arrecadação de entes federativos e a consequente melhoria dos serviços públicos.