Tio Hugo – Prefeitura Municipal Tio Hugo – Prefeitura Municipal

A abertura do Natal Iluminado 2022 contou com a intensa participação do público na noite da sexta-feira 25 de novembro. Após dois anos sem a realização do evento, a festividade voltou a ser promovida em Tio Hugo, mantendo a tradição de sucesso trilhada desde a primeira edição no ano de 2017. Durante os pronunciamentos estiveram presentes secretários municipais, o Presidente da Câmara de Vereadores de Tio Hugo, Valdeci Kuhn, além do prefeito Gilso Paz e do Vice Geder Follmer.
Em seus discurso Valdeci Kuhn destacou o quão importante este evento é para a comunidade, uma vez que promove a integração entre amigos e famílias, além de despertar o espírito natalino nas crianças, que brincam, se divertem e interagem com o Papai Noel.
O vice prefeito Geder Follmer citou as importantes ações desenvolvidas pelo Poder Executivo Municipal, entre elas o Natal Iluminado, os quais promovem o lazer e a interação social. Geder aproveitou a oportunidade para convidar todos os presentes para a segunda noite do Natal Iluminado, que ocorre no dia 17 de dezembro na Praça Oscar Groth.
O prefeito Gilso Paz agradeceu à todos os presentes no evento, enfatizando o quanto este evento é importante para o município e a sua população. O líder do Executivo Municipal mencionou em seu discurso os investimentos feitos pela Administração durante o ano de 2022. “São mais de R$ 5 milhões investidos em melhorias dentro do nosso município em diversas áreas. Recentemente executamos mais uma etapa do Programa Municipal de Reformas Habitacionais, vamos ampliar escolas e na área da saúde, apresento a todos a nova van para transporte de passageiros. São recursos extraorçamentários e próprios do município, os quais são utilizados para melhorar a estrutura e a vida daqueles que residem aqui em Tio Hugo”, finalizou.
Na sequencia as crianças e jovens estudantes da rede municipal de ensino, se apresentaram através de apresentações musicais, de capoeira e dança. Além disso, as invernadas do Piquete Flores Goes e CTG Caminho dos Pampas também realizaram as suas apresentações.
O Papai Noel chegou para receber a chave da cidade, e com muita alegria atendeu todos para registros fotográficos. A noite festiva foi finalizada com shows das bandas Luz do Luar e G10. A próxima noite do Natal Iluminado de Tio Hugo acontecerá no dia 17 de dezembro, na Praça Ocar Groth.

O Prefeito Municipal de Tio Hugo, TORNA PÚBLICO que encontram-se abertas as inscrições para Contrato Temporário, sendo (19) dezenove vagas para o cargo de PROFESSOR DE ÁREA I DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COM FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA 20 (vinte) horas, sendo (02) duas vagas para o cargo de PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA 20 (vinte) horas, sendo (01) uma vaga para o cargo de PROFESSOR DE MATEMÁTICA 20 (vinte) horas, sendo (02) duas vagas para o cargo de PRPFESSOR DE CIÊNCIAS 20 (vinte) horas, e sendo (01) uma vaga para o cargo de PROFESSOR DE MÚSICA 20 (vinte) horas, no período de 28 de novembro de 2022 a 02 de dezembro de 2022, durante horário de expediente de 2º a 6º feira, na Secretaria Municipal da Administração, Planejamento e Finanças, no Setor de Recursos Humanos.

Documentos necessários para inscrição: Carteira de Identidade, Civil ou Militar, ou outro documento de identificação com respectiva cópia, uma foto 3X4, recente, comprovante de escolaridade de acordo com as exigências da Lei, Pós Graduação na área específica, tempo de experiência comprovada na área específica, cursos de extensão, ter idade mínima de 18 anos completos na data do encerramento do período das inscrições.

Tio Hugo, 28 de novembro de 2022.

GILSO PAZ

  Prefeito Municipal

Em uma tarde de visitas nas escolas municipais, acompanhado do vice-prefeito Geder Follmer, da secretária de Educação, Suzana Elisa Muller Kuhn, e da engenheira civil Tainara Gabriel, o prefeito Gilso Paz trouxe boas notícias para o setor educacional do município. “Investiremos aproximadamente R$ 1.2 milhões em obras de ampliação na EMEI Arlindo Kerber, EMEF Antonio Parreiras e EMEF Laurentino Machado”, revelou.
Na Creche, será construída uma nova sala de aula, além da readequação de uma sala já existente. Também será instalado um parquinho e área de recreação para as crianças em outro espaço. Ao todo, nesta obra o Poder Executivo Municipal investirá aproximadamente R$ 120 mil (Cento e vinte mil reais), em recursos próprios. De acordo com o prefeito, a ideia é concluir a obra antes do início do ano letivo de 2023, para que a EMEI Arlindo Kerber já conte com melhor estrutura para atender as crianças.
Na escola Antonio Parreiras, o município também investirá recursos próprios em uma obra orçada em aproximadamente R$ 500 mil (Quinhentos mil reais), para a construção de quatro novas salas de aula. A ampliação desta escola, vem de encontro a solicitação feita por muitos pais que residem na área urbana, os quais desejam matrícular seus filhos na escola localizada no Bairro Progresso. “Vamos centralizar boa parte dos estudantes da rede municipal de ensino na área urbana. É uma demanda pedida pelos pais”, relatou Gilso Paz. Estas quatro salas de aula, garantirão uma melhora signficativa na estrutura de atendimento da EMEF Antonio Parreiras. A expectativa é que a ampliação da escola seja concluída no primeiro semestre de 2023.
Por fim, outra escola que receberá grande investimento, será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurentino Machado, na localidade de Linha Machado. Neste educandário também serão construídas novas quatro salas de aula, em um investimento de aproximadamente R$ 600 mil (Seicentos mil reais), sendo R$ 500 mil recurso oriundo do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE. De acordo com o prefeito, essa obra é uma demanda antiga da Administração Municipal, e extremamente necessária para garantir a boa estrutura de atendimento aos estudantes.
“A educação sempre foi uma prioridade em Tio Hugo desde a sua emancipação. Isso é refletido no excelente sistema de educação que temos aqui. Porém, é preciso aprimorar, e desta forma, decidimos consolidar esse grande investimento, para melhorar ainda mais a estrutura educacional do nosso município”, concluiu o prefeito.
O vice Geder Follmer e a secretária Suzana também manifestaram a sua satisfação diante deste grande investimento anunciado pelo Poder Executivo. Uma vez que mais da metade do valor investido é oriundo de recursos próprios do município, além de ser direcionado pra esta área tão importante. O que mostra que a Administração Municipal de Tio Hugo está comprometida com o futuro das crianças e jovens do município.
Os alunos do 4º ano da escola Antonio Parreiras visitaram a Prefeitura de Tio Hugo na tarde da quinta-feira (10). O intuito da visita foi apresentar o projeto “Em busca da Flor Amarela”, desenvolvido pela professora Janaína Giehl. De acordo com a explicação dos estudantes, a Flor Amarela trata-se da Crotália, a qual é aliada no combate ao Aedes Aegypt, mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
Entre as atividades trabalhadas no projeto estava a pesquisa acerca da flor e suas características. Os alunos utilizaram também como material o livro “A Libélula e suas Flores Amarelas”, escrito pelo Professor R. Vicente Werlang. O professor Vicente foi convidado para fazer parte da comunidade de aprendizagem. Na ocasião, o autor da obra contou sobre estratégias para combater o mosquito e como ele conheceu a Flor Amarela – Crotalária.
Além das explicações apresentadas para os servidores públicos que atuam na Prefeitura, os estudantes do 4º ano da EMEF Antonio Parreiras deixaram um folder com informações sobre o projeto; O qual foi confeccionado pelos próprios alunos em sala de aula. Também foram deixadas sementes de Crotalária, que devem ser plantadas ainda na primavera. A apresentação do projeto seguiu em outras repartições públicas e estabelecimentos do município.
O Campeonato de Futsal e Voleibol de Tio Hugo 2022 foi finalizado no sábado (12), em mais uma noite de grande público presente no Ginásio Municipal Gilmar Mühl e excelentes jogos disputados nas 5 categorias do certame. Confira os resultados:
🏐 Via Vôlei 2 x 1 Vôlei Mania (Campeão Via Vôlei)
⚽️ Arsenal 6 x 1 Witches Ball (Campeão Arsenal) – Futsal Feminino
⚽️ Quem Chuta Busca 3 x 2 Arranca Toco – (Campeão Quem Chuta Busca) – Master
⚽️ Linha Machado FC 4 x 3 Amigos da Bola (Campeão Linha Machado FC) – Veteranos
⚽️ Linha Machado FC 8 x 5 Divino (Campeão Linha Machado FC) – Livre
A Administração Municipal de Tio Hugo juntamente com a organização do campeonato, parabeniza as equipes campeãs da competição. E faz também, um agradecimento à todos os atletas envolvidos no certame, assim como, a comunidade local e regional que acompanhou os jogos.
O Poder Executivo Municipal de Tio Hugo adotará ponto facultativo nos serviços públicos municipais na próxima segunda-feira 14 de novembro, dia que antecede o feriado da Proclamação da República (15 de novembro).
Portanto, a prefeitura e demais repartições públicas estarão fechadas. É importante ressaltar que os serviços de emergência continuarão a disposição de toda a comunidade como de costume.
Na quarta-feira dia 16 de novembro de 2022, os serviços serão retomados na sua normalidade das 08:00 as 17:00.
A secretaria de Obras de Tio Hugo atua em várias frentes para garantir as boas condições das estradas do interior. Diante do período de colheita das culturas de inverno, o qual foi intensificado nas últimas semanas, e o avanço do plantio da soja e demais culturas de verão, as equipes da secretaria estão trabalhando para deixar as vias e acesso à propriedades nas melhores condições possíveis.
De acordo com o secretário de Obras de Tio Hugo, José Claudir Machado, os trabalhos de manutenção das estradas acontecem em diversas comunidades do município. “Enfrentamos no inverno um período mais acentuado de chuvas. Graças a o bom estado de conservação das nossas estradas, precisamos fazer apenas reparos pontuais, mantendo no geral as vias em boas condições”, relatou.
Com a colheita do trigo e da cevada, além da intensificação do plantio da soja, o movimento nas estradas do interior aumenta. Além disso, é preciso garantir também a boa condição de tráfego para os fluxos diários, de moradores, transporte leite e transporte escolar.
“Temos que agradecer ao empenho de todos, desde os nossos motoristas e operadores, e no geral a toda a equipe que se dedica para prestar um bom serviço público. Além de toda a dedicação, hoje contamos com uma frota de máquinas novas e muito eficientes, o que facilita ainda mais nosso trabalho”, concluiu José Claudir.
O vice-prefeito de Tio Hugo, Geder Follmer, participou de uma reunião na segunda-feira (07) na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. Na ocasião, juntamente com lideranças de municípios que constituem a Amasbi – Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí, foi solicitado o reforço do efetivo policial que atua em Soledade e região, afim de garantir mais segurança para a população.
De acordo com Geder Follmer, a solicitação encaminhada busca aumentar o efetivo da Brigada Militar no comando regional em Soledade, e especialmente, garantir que os policiais atuem com mais frequência nos municípios onde estão lotados. “Muitas vezes os policiais atuam em Tio Hugo e Soledade, e desta forma, pedimos aos órgãos de segurança do Estado, para que aumentem o efetivo na região, garantindo assim o reforço da atuação da Brigada Militar em Tio Hugo e demais municípios”, pontuou.
A reunião foi provocada pela Amasbi, com o intuito de debater as ações direcionadas a segurança pública na região. “Reuniões como essa são importantes, pois tratamos de soluções, que virão a beneficiar a nossa comunidade”, Concluiu Geder Follmer.
Atividades artísticas e culturais, e shows musicais com as Bandas – LUZ DO LUAR e G10
✅ Confira a programação completa:
– 19h: Brinquedos infláveis para as crianças.
– 19h 30: -Abertura e apresentação da Orquestra Municipal- Regente: Adriano Oliveira
– 20h 30: Apresentações Culturais
– Grupos de Violão e Oficinas de Canto- Prof Camila Sprandel e Prof Lucas Bruinsma
– Piquete Flores Goes;
– Capoeira;
– CTG Caminho dos Pampas;
– Chegada do Papai Noel e acendimento das luzes natalinas da praça.
-23h: SHOWS
Banda Luz do Luar
Banda G10
Na noite do sábado 05 de novembro, foram disputadas as partidas que definiram os finalistas do Campeonato de Voleibol e Futsal de Tio Hugo edição 2022. Um grande público prestigiou os jogos, especialmente os duelos de semifinais da categoria livre, onde o Divino FC e a equipe da Linha Machado FC garantiram vaga na final ao baterem respectivamente o Dortmund e a Borracharia R.S.
Confira os resultados:
⚽ 1º Jogo – Elas.com 1 x 2 Vôlei Mania (Voleibol Feminino)
⚽ 2° Jogo – Quem Chuta Busca 12 x 2 Os Dedo Sem Unha (Cat Master)
⚽ 3° Jogo – Arranca Toco 4 x 2 Os Pés de Chumbo (Cat Master)
⚽ 4º Jogo – Witches Ball 5 x 1 FBI (Futsal Feminino)
⚽ 5º Jogo – Divino FC 7 x 5 Dortmund FC (Livre)
⚽ 6º Jogo – Linha Machado FC 9 x 4 Borracharia R.S (Livre)