Tio Hugo – Prefeitura Municipal Tio Hugo – Prefeitura Municipal

O vice-prefeito de Tio Hugo, Geder Follmer, está a frente do Poder Executivo Municipal durante as férias do prefeito Gilso Paz. Nas próximas semanas Geder atuará como prefeito em exercício, coordenando os trabalhos inerentes a Administração Municipal de Tio Hugo.
Como está presente diariamente no Centro Administrativo, o vice-prefeito dará continuidade ao trabalho e as demandas que já estão em andamento.
Geder Follmer destaca que as portas do gabinete do prefeito sempre estarão abertas para atendimento de toda a comunidade tio-huguense.
A Unidade Básica de Saúde de Tio Hugo está vacinando crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades contra a Covid-19. Para ser imunizado o jovem precisa apresentar atestado médico que comprova a doença pré-existente.
Para obter o atestado, é necessária consulta prévia com médico pediatra. O pediatra da Unidade Básica de Saúde de Tio Hugo atende na primeira hora da manhã nas terças e quartas…
Após a obtenção do atestado, é necessário fazer o agendamento para a aplicação da vacina junto a sala de vacinação do Posto de Saúde.
Para mais informações entre em contato pelo fone 3338-9210 ou diretamente com os profissionais da secretaria municipal de Saúde.
Na quinta-feira 20 de janeiro, o prefeito de Tio Hugo, Gilso Paz, esteve na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano para a assinatura do convênio de adesão do município ao Programa “Pavimenta RS”.
Tio Hugo receberá R$ 960 mil reais (Novecentos e sessenta mil reais) através deste programa estadual voltado para a infraestrutura.
De acordo com o líder do Executivo Municipal, o projeto prevê investimentos em infraestrutura na estrada geral da comunidade de Polígono do Erval, com a execução de obras de capeamento asfáltico.
“Serão investidos aproximadamente R$ 1.2 milhão nesta obra, sendo R$ 960 mil oriundos do programa Pavimenta RS, mais R$ 240 mil de contrapartida do Poder Executivo Municipal, para consolidação do capeamento asfáltico da estrada que liga a comunidade de Polígono do Erval à BR-386. Essa via possui intenso movimento diário de caminhões, máquinas agrícolas e veículos em geral, e apresenta trechos bastante irregulares, necessitando urgente de reparo”, explicou Gilso Paz.
A expectativa é que após a conclusão da etapa burocrática, as obras serão iniciadas.
O município de Tio Hugo irá decretar situação de emergência em virtude da forte estiagem que assola o município. A decisão foi tomada em conjunto, a partir de reunião com entidades ligadas ao agro, como cooperativas do município, Emater-Ascar e secretaria municipal de Agricultura. Após levantamento realizado no município foi constatado que as perdas na agricultura e pecuária são significativas, o que resulta em um prejuízo econômico e social expressivo em âmbito local. Além disso, também foi registrada a falta de água para consumo dos animais, bem como uma grande diminuição no nível de poços e reservatórios que abastecem a cidade e as comunidades do interior. Desta forma, as secretarias municipais de Agricultura e Obras estão atuando na abertura de bebedouros para animais e reposição de água em reservatórios com baixos níveis de água.
Conforme explica o prefeito Gilso Paz, na quinta-feira 06 de janeiro foi realizada uma reunião técnica para discutir a elaboração do decreto que determina a situação de emergência. “Nos reunimos com entidades ligadas ao campo e com a secretaria municipal de Agricultura, para analisarmos os levantamentos de perdas ocasionadas pela falta de chuva no município. Os registros de prejuízos na produção são significativos, desde o milho para silagem e em grão, que teve grande quebra, assim como a soja que está com problemas no seu desenvolvimento e a atividade pecuária, já que as pastagens também sofreram os impactos da estiagem, reduzindo consequentemente a produção leiteira em Tio Hugo”, enfatizou.
O líder do Executivo Municipal ressalta que as perdas no setor primário irão refletir diretamente sobre a economia do município, já que a agricultura e a pecuária são o esteio econômico do município.
Além das grandes perdas na produção de milho e soja, produção de leite, também são contabilizados prejuízos nas atividades de criação de gado de corte, avicultura e piscicultura.
O decreto que estabelece a situação de emergência decorrente da estiagem em Tio Hugo deverá ser publicado no início da próxima semana. A partir disso, o município aguardará a homologação do mesmo nas esferas Estadual e Federal.
Prorrogadas as inscrições para o concurso do IBGE (Censo 2022)
Para Tio Hugo são oferecidas 04 vagas, sendo 03 para recenseador e 01 para Agente Censitário…
As inscrições para o concurso do IBGE Censo 2022 foram prorrogadas até o dia 22 de janeiro. Em Tio Hugo são ofertadas 04 vagas. Os salários variam de acordo com a produtividade do profissional, podendo superar a média de R$ 2 mil mensais. Os contratos são temporários. Confira as vagas:
➡ 03 Vagas – Cargo: RECENSEADOR
➡ 01 Vaga – Cargo: AGENTE CENSITÁRIO MUNICIPAL
Para se inscrever para o cargo de recenseador, o candidato deverá acessar o link: https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/10
Já para o cargo de Agente Censitário Municipal o link é: https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/09
Para mais informações entre em contato pelo fone 3338-9167.
Todas as pessoas que receberam a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 31 de agosto de 2021, deverão procurar a Unidade Básica de Saúde para receber a dose de reforço neste mês de janeiro.
As vacinas são aplicadas nas:
➡ Segundas: De Manhã
➡ Quarta: De Manhã
➡ Sexta: De Manhã
Todos deverão estar munidos do cartão de vacinação. Para mais informações entre em contato pelo fone 3338-9210.
O Poder Legislativo de Tio Hugo devolveu aos cofres do Executivo Municipal o valor de aproximadamente R$ 67.451,27 (Sessenta e sete mil, quatrocentos e cinquenta e um reais, com vinte e sete centavos). O montante é referente a sobra dos recursos do duodécimo do Legislativo no exercício de 2021. O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nelson Rogério Dapper, oficializou a devolução dos recursos nesta quarta-feira (29) em reunião com o prefeito Gilso Paz.
Os vereadores solicitaram ao Poder Executivo Municipal que o valor devolvido seja direcionado metade para subvenção financeira de entidades sociais do município, e a outra parte para a execução de programas na área do desenvolvimento.
O prefeito Gilso Paz parabenizou os vereadores pela devolução dos valores. Destacando que tanto o Poder Legislativo quanto o Poder Executivo Municipal, devem trabalhar em conjunto, priorizando ações que beneficiem a comunidade como um todo, tendo sempre como foco o bem coletivo em detrimento aos benefícios pessoais. “Nós como representantes do povo, temos que atuar com o objetivo de oferecer um serviço público de qualidade que contemple toda a sociedade. Parabenizamos a Câmara de Vereadores pela devolução de recursos”, enfatizou.