28 de outubro de 2022 as 11:15 / Saúde

Outubro Rosa e Novembro Azul: Promover a prevenção é promover saúde

Na tarde da quarta-feira (26) foi promovido o encontro com a temática “Outubro Rosa e Novembro Azul – Prevenção atitude de quem se ama. A atividade aconteceu na sede do CTG Caminho dos Pampas e reuniu um grande número de pessoas, sendo comunidade em geral, profissionais da saúde e as convidadas especiais; Aline Logi Doehring, Ana Lucia Duarte e Janice Melo. As três mulheres falaram sobre as suas experiências após o diagnóstico de câncer de mama. Este momento foi bastante emocionante, pois os seus relatos tocaram profundamente em todos os presentes, sobretudo pelo desafio enfrentado por essas mulheres diariamente no combate ao câncer. A grande lição transmitida pelas tio-huguenses Aline, Ana Lucia é Janice está baseada no apoio da família, na sua fé e na coragem de se enfrentar esse problema, com a certeza de que esta batalha será vencida. Além disso, todas fizeram questão de enfatizar o quão importante é a prevenção; Buscar atendimento, realizar exames de rotina, e o autoexame que pode ser feito por qualquer mulher em frente ao espelho.
O munícipe de Tio Hugo, senhor Pedro Ghiot também deu seu depoimento, acerca da sua luta contra o câncer de próstata. Além de relatar quais os principais aspectos e sinais da doença, seu Pedro, também fez questão de enfatizar a importância da prevenção. Para que os homens busquem os exames de rotina, já que se descoberto em estágio inicial, a chance de cura é muito grande.
A enfermeira que atua na UBS do município, Teresinha Rodrigues, palestrou sobre o câncer de mama e de colo de útero. Mostrando quais são os sintomas, cuidados, autoexame e os exames que as mulheres devem fazer com frequência. “Não existe idade para realizar a prevenção. A partir do momento que a mulher inicia a sua vida sexual, ela deve ter em mente que é necessário realizar exames preventivos rotineiramente”, pontuou.
O médico que atua no Posto de Saúde, Dr. Gian Carlos Tatsch, falou sobre o câncer de próstata e suas características. Na oportunidade, o profissional destacou quais os sintomas e maneiras de se prevenir, através de hábitos de vida saudáveis, que fazem a diferença no combate a essa e outras patologias. O Dr. Gian também deixou claro que a partir dos 40 anos, o homem precisa adotar a rotina de exames preventivos, especialmente da próstata.
Ao fim do encontro foram sorteados exames de mamografia gratuitos para as mulheres, e os homens retiraram requisições de exame para avaliar a próstata.
A secretária de Saúde de Tio Hugo, Ana Silva, agradeceu em nome de toda a equipe da secretaria aos presentes, mostrando a sua satisfação com a participação intensa da comunidade mais uma vez. “Na semana passada realizamos o encontro municipal dos idosos de Tio Hugo que foi um grande sucesso, e agora, novamente promovemos mais uma atividade que também superou as nossas expectativas. Muito obrigado aos profissionais envolvidos nesta ação, e especialmente à todos vocês que compareceram aqui hoje”, concluiu.