16 de agosto de 2022 as 11:21 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Projeto desenvolvido na EMEF Laurentino Machado de Tio Hugo é premiado no Programa Caminhos Para a Cidadania – CCR

O projeto “Ser diferente é legal e precisamos respeitar” desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurentino Machado de Tio Hugo, e idealizado pela professora Alana da Silva Oliveira, recebeu um prêmio através do Programa “Caminhos para a Cidadania”, executado pelo Grupo Empresarial CCR. A premiação que a escola tio-huguense irá receber é de R$ 30.000,00 (Trinta mil reais), os quais são revertidos em benfeitorias, tais como a compra de computadores entre outros equipamentos tecnológicos utilizados em sala de aula, além de outras melhorias as que serão consolidadas pelo Instituto Crescer, parceiro técnico na execução do Programa.
O projeto é o único premiado em todo o Estado do Rio Grande do Sul, e um dos apenas 09 projetos premiados a nível nacional, o que destaca ainda mais está brilhante iniciativa executada aqui no município de Tio Hugo.
Nesta semana a professora da rede municipal de ensino, Alana da Silva Oliveira, a diretora da EMEF Laurentino Machado, Denubia da Silva, a Secretária Municipal de Educação, Suzana Elisa Muller Kuhn e a Coordenadora local do Programa Caminhos Para a Cidadania – CCR, Clarisse Gauer dos Santos, participaram de uma reunião com o prefeito Gilso Paz para apresentar o projeto “Ser diferente é legal e precisamos respeitar”.
Conforme destacado, este projeto tem como objetivo principal estabelecer diálogos, práticas pedagógicas e ações sobre a diversidade que permeia o convívio social; Onde todos saibam valorizar a harmonia e o respeito às diferenças de todas as pessoas.
O Prefeito Gilso Paz parabenizou pela iniciativa e reiterou sobre a importância da implantação de projetos, concursos, entre outras ações que ampliem o conhecimento dos alunos, e que em situações como essas ainda trazem investimentos para a escola. “Esse prêmio trará muitos benefícios para a Escola Laurentino Machado. Parabéns a todos os envolvidos”, disse.
A Secretária de Educação, Suzana Elisa Muller Kuhn, parabeniza toda a rede municipal de ensino que participa de ações como esta, oportunizando aulas diferenciadas de grande conhecimento aos alunos. “Quero parabenizar a Coordenadora Local, Clarisse Gauer dos Santos, a Diretora Denubia da Silva e especialmente a Professora Alana da Silva Oliveira, que desenvolveu um excelente projeto o qual foi reconhecido através do Programa Caminhos Para a Cidadania – CCR. As oportunidades existem, temos que dar o nosso melhor para aproveita-las e acreditar nas vitórias”, enfatizou Suzana.
Caminhos Para a Cidadania – CCR
O Programa completa 20 anos neste ano de 2022. Esta iniciativa do Grupo CCR, oferece ainda materiais pedagógicos e cursos à distância gratuitos a educadores da rede pública. Presente em 05 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), a CCR desenvolve esta ação pautada nas 10 Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e em metodologias ativas, com foco em aprendizagem baseada em projetos associados às Competências Sócioemocionais.
Todo o valor da premiação será entregue para a EMEF Laurentino Machado através de benfeitorias físicas e técnicas e não em dinheiro em espécie. A gestão do recurso (compras e contratações) será realizada pelo Instituto Crescer.
A Nível Nacional foram contemplados apenas 09 projetos, sendo que o projeto de Tio Hugo, é o único projeto premiado no Rio Grande do Sul.