02 de julho de 2022 as 07:32 / Administração, Planejamento e Finanças

Administração Municipal investe mais de R$ 700 mil na Modernização da iluminação pública

Visando a modernização do sistema municipal de iluminação pública, e principalmente a economia de recursos públicos, a Administração Municipal de Tio Hugo celebrou convênio com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí – Comaja, para a substituição do sistema de iluminação pública atual pela implantação de luminárias de LED.
As equipes de trabalho da empresa QUARK Engenharia LTDA, vencedora da licitação, iniciaram nesta semana a instalação das luminárias LED no perímetro urbano. A expectativa é que a substituição das lâmpadas atuais pelas luminárias seja concluída em 30 dias. Ao todo serão instaladas 564 novas luminárias que farão parte da iluminação pública do perímetro urbano de Tio Hugo.
O prefeito Gilso Paz e o vice Geder Follmer acompanharam o início dos trabalhos.
O líder do Executivo Municipal destaca que esta iniciativa resultará em uma grande economia de recursos públicos em longo prazo. Sobretudo diante da redução no consumo e consequentemente no custo da conta de luz resultante da iluminação pública, já que de acordo com estudo feito pelo Comaja, as luminárias LED consomem entre 65% a 70% menos energia elétrica do que as lâmpadas convencionais. Além disso, a sua durabilidade é bem superior, o que resultará em menor frequência de manutenção por parte das equipes da secretaria municipal de Obras.
“O investimento para modernização de aproximadamente R$ 722 mil (setecentos e vinte e dois mil reais). Isso significa que com a redução do custo da conta de iluminação pública possibilitado pelo sistema LED, pagaremos o investimento e ainda teremos uma conta de energia mais baixa, resultando em redução de custos aos cofres do município”, reiterou Gilso Paz.
O prefeito explica ainda, que as luminárias LED possuem uma capacidade de iluminação superior as existentes no município, ou seja, haverá uma melhora do aspecto das ruas da cidade. “Dezenas de municípios da nossa região adotaram este novo sistema de iluminação, experimentando na prática a economia de recursos. Em longo prazo isso retornará para a comunidade como investimentos em diferentes áreas. A nossa missão como gestores é trabalhar com o foco na melhor administração dos recursos públicos”, concluiu.