02 de junho de 2022 as 11:49 / Assistência Social

Noite de conversa sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Na noite desta quarta-feira 01 de junho foi promovida uma noite de conversa referente ao dia 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado no CTG Caminho dos Pampas, e contou com a participação de psicólogas, autoridades locais, da Delegada Regional de Polícia Civil, Fabiane Bittencourt, estudantes e comunidade e geral.
Na ocasião, as psicólogas Édina e Cleusa, que atuam em Tio Hugo, e Tais que já atuou no município, apresentaram os principais aspectos relacionados ao abuso de crianças e adolescentes, tais como questões de comportamento e sinais de que o jovem pode estar passando por uma situação de exploração ou violência sexual. De acordo com as profissionais, as primeiras amostras de mudanças comportamentais repentinas em crianças e jovens já devem ser observadas com atenção. A qualquer sinal de abuso, exploração ou violência sexual as autoridades deverão ser procuradas.
Na sequencia a Delegada Fabiane Bittencourt, falou sobre os principais aspectos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que é o marco regulatório dos direitos das crianças e adolescentes. Na ocasião, Fabiane que possui vasta experiência na Polícia Civil, também destacou as principais ações para combater e identificar casos relacionados ao abuso e exploração sexual infantil. A Delegada que é uma das idealizadoras da “Cartilha do Bem”, já atuou em delegacias voltadas para a proteção das crianças e adolescentes, e desta forma, a sua participação nesta atividade foi fundamental para debater este tema.
A noite de conversa referente ao dia 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi promovida pelo Conselho Tutelar de Tio Hugo, com apoio do Poder Público Municipal. Ao fim do encontro, as conselheiras tutelares tio-huguenses agradeceram a Delegada Regional de Polícia Civil, Fabiane Bittencourt pela participação, bem como as psicólogas e os demais presentes.