26 de maio de 2022 as 11:57 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

TIO HUGO É MAIS ESPORTE: Atividades esportivas desenvolvidas no município contemplam todas as idades

O município de Tio Hugo através da Administração Municipal e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SMECEL incentiva a prática esportiva através da participação e realizações de competições esportivas.
O objetivo principal é integrar todos aqueles que desejam participar de certames, assim como, as crianças que estão iniciando agora a prática esportiva. Para isso, a Administração Municipal e a SMECEL contam com a colaboração de três profissionais de educação física, os quais coordenam os treinos promovidos sempre nos turnos inversos ao das aulas. Conforme explica o diretor de esportes e juventude do município, Andre Farias, os treinos de futsal contemplam crianças a partir de 5 anos, até adolescentes com idades entre 14 e 15 anos. “Tio Hugo se destaca na participação em competições regionais. Atualmente, contamos com equipes nas categorias sub-07, sub-09, sub-11, sub-13 e sub-15, além de futsal feminino, das quais apenas a categoria sub-07 não participa do campeonato regional, uma vez que não há competição para essa faixa etária, porém, organizamos amistosos para que essas crianças possam jogar também”, destacou Farias.
Além das atividades de futsal, também são realizados treinamentos de voleibol, que envolvem meninas de várias idades. O projeto de vôlei é voltado para a evolução das jovens nesse esporte, visando a participação em competições no futuro.
Entre os adultos, são promovidos os tradicionais certames municipais. Além disso, equipes de Tio Hugo disputam o campeonato regional de futebol de campo em diversas categorias, desde de base, principal, veteranos e master. Tio Hugo também participa do campeonato de voleibol de Victor Graeff, como equipe convidada. O time é formado por mulheres que treinam vôlei com frequência.
Para o prefeito Gilso Paz, o incentivo a prática esportiva é fundamental, para a saúde e o desenvolvimento social dos atletas envolvidos. “Investir em esporte é promover a cidadania, através da disciplina e integração. Também temos a consciência de que a prática esportiva garante mais saúde para esses jovens, ainda mais em tempos onde muitas vezes o exercício físico é facilmente substituído por atividades on-line”, enfatizou.
O município oferece profissionais de educação física para a execução das atividades esportivas, bem como material esportivo, desde bolas, equipamentos e uniformes. Também é disponibilizado transporte para o deslocamento das crianças e jovens para os treinos e jogos.