A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
14 de abril de 2022 as 11:32 / Saúde

ATENÇÃO: CONFIRMADO 1º CASO DE DENGUE EM TIO HUGO

Foi confirmado o primeiro caso de Dengue em Tio Hugo. Além desse caso, três pessoas estão com suspeita da doença e aguardam resultado de exame laboratorial. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente do sexo masculino apresentou os sintomas da doença e logo foi submetido a exame para detectar a presença do vírus da dengue.
A confirmação do primeiro caso autóctone da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti em Tio Hugo, liga o sinal de alerta. As autoridades de saúde pedem para a comunidade atenção e medidas preventivas. Uma vez que pontos de água parada e limpa são os criadouros do inseto. Portanto, vasos de plantas, calhas, caixas d’água, piscinas que ainda não foram desmontadas, ou que não recebem o tratamento adequado, são locais propícios para a procriação do mosquito da dengue. Além disso, a secretaria de saúde pede atenção ao trato com o lixo, para que seja feito o descarte adequado para recolhimento do caminhão. Uma vez que qualquer embalagem descartada em terreno baldio ou até mesmo solta na lixeira já poderá se tornar reservatório de água parada.
➡️ Sintomas:
Os sintomas principais são febre alta, erupções cutâneas (manchas avermelhadas na pele) e dores musculares e articulares.
As pessoas podem ter ainda:
➡️ – Dores locais: nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos
➡️ – Tipos de dor: forte nas articulações
➡️– No corpo: febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor
➡️– Também é comum: dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náusea
O tratamento rápido diminuiu a chance de complicações ocasionadas pela doença. Desta forma é fundamental que em caso de desenvolvimento dos sintomas citados acima, o cidadão procure imediatamente o serviço de saúde.

Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00