Foi confirmado o primeiro caso de Dengue em Tio Hugo. Além desse caso, três pessoas estão com suspeita da doença e aguardam resultado de exame laboratorial. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente do sexo masculino apresentou os sintomas da doença e logo foi submetido a exame para detectar a presença do vírus da dengue.
A confirmação do primeiro caso autóctone da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti em Tio Hugo, liga o sinal de alerta. As autoridades de saúde pedem para a comunidade atenção e medidas preventivas. Uma vez que pontos de água parada e limpa são os criadouros do inseto. Portanto, vasos de plantas, calhas, caixas d’água, piscinas que ainda não foram desmontadas, ou que não recebem o tratamento adequado, são locais propícios para a procriação do mosquito da dengue. Além disso, a secretaria de saúde pede atenção ao trato com o lixo, para que seja feito o descarte adequado para recolhimento do caminhão. Uma vez que qualquer embalagem descartada em terreno baldio ou até mesmo solta na lixeira já poderá se tornar reservatório de água parada.

Os sintomas principais são febre alta, erupções cutâneas (manchas avermelhadas na pele) e dores musculares e articulares.
As pessoas podem ter ainda:




O tratamento rápido diminuiu a chance de complicações ocasionadas pela doença. Desta forma é fundamental que em caso de desenvolvimento dos sintomas citados acima, o cidadão procure imediatamente o serviço de saúde.
Notícias Semelhantes