07 de janeiro de 2022 as 13:59 / Administração, Planejamento e Finanças

Município de Tio Hugo irá decretar situação de emergência devido à estiagem

O município de Tio Hugo irá decretar situação de emergência em virtude da forte estiagem que assola o município. A decisão foi tomada em conjunto, a partir de reunião com entidades ligadas ao agro, como cooperativas do município, Emater-Ascar e secretaria municipal de Agricultura. Após levantamento realizado no município foi constatado que as perdas na agricultura e pecuária são significativas, o que resulta em um prejuízo econômico e social expressivo em âmbito local. Além disso, também foi registrada a falta de água para consumo dos animais, bem como uma grande diminuição no nível de poços e reservatórios que abastecem a cidade e as comunidades do interior. Desta forma, as secretarias municipais de Agricultura e Obras estão atuando na abertura de bebedouros para animais e reposição de água em reservatórios com baixos níveis de água.
Conforme explica o prefeito Gilso Paz, na quinta-feira 06 de janeiro foi realizada uma reunião técnica para discutir a elaboração do decreto que determina a situação de emergência. “Nos reunimos com entidades ligadas ao campo e com a secretaria municipal de Agricultura, para analisarmos os levantamentos de perdas ocasionadas pela falta de chuva no município. Os registros de prejuízos na produção são significativos, desde o milho para silagem e em grão, que teve grande quebra, assim como a soja que está com problemas no seu desenvolvimento e a atividade pecuária, já que as pastagens também sofreram os impactos da estiagem, reduzindo consequentemente a produção leiteira em Tio Hugo”, enfatizou.
O líder do Executivo Municipal ressalta que as perdas no setor primário irão refletir diretamente sobre a economia do município, já que a agricultura e a pecuária são o esteio econômico do município.
Além das grandes perdas na produção de milho e soja, produção de leite, também são contabilizados prejuízos nas atividades de criação de gado de corte, avicultura e piscicultura.
O decreto que estabelece a situação de emergência decorrente da estiagem em Tio Hugo deverá ser publicado no início da próxima semana. A partir disso, o município aguardará a homologação do mesmo nas esferas Estadual e Federal.