28 de outubro de 2021 as 13:19 / Administração, Planejamento e Finanças

Administração Municipal de Tio Hugo aguarda o pagamento de aproximadamente R$ 1 milhão em recursos federais empenhados

Na última semana o prefeito de Tio Hugo Gilso Paz, e o vice Geder Follmer, cumpriram extensa agenda em Brasília. Entre os compromissos estavam reuniões no Ministério da Agricultura e na sede do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE.
Além disso, os líderes do Executivo Municipal também visitaram gabinetes de Deputados Federais e Senadores da bancada gaúcha.
No FNDE, Gilso e Geder foram recebidos pelo Diretor Garigham Amarante; Encaminhando a solicitação para maior agilidade na liberação dos recursos para a obra de ampliação da EMEF Laurentino Machado. De acordo com o prefeito, o valor na ordem de R$ 500 mil (Quinhentos mil reais) já está empenhado, restando agora o pagamento. “O projeto de engenharia da obra está concluído, bem como toda a parte burocrática. Recentemente tivemos a confirmação do empenho, no entanto, aguardamos a liberação do montante para iniciarmos a ampliação da escola Laurentino Machado”, pontuou Gilso Paz.
O diretor Garigham afirmou que atualmente o FNDE não dispõe de recursos financeiros para fazer a liberação do recurso, enfatizando que no momento que houver o aporte de investimentos, o valor referente a obra de ampliação da escola tio-huguenses será repassado ao município como prioridade.
➡ Ministério da Agricultura:
No Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o prefeito e o vice-prefeito de Tio Hugo solicitaram a viabilização dos recursos, cujo os pedidos já foram encaminhados pelo município. Cerca de R$ 286.500,00 (Duzentos e oitenta e seis mil reais) já estão empenhados restando o pagamento. Com esse investimento está previsto a aquisição de uma Pá-carregadeira. Além disso, foram solicitadas a liberação através do Mapa dos recursos oriundos de uma emenda parlamentar na ordem de R$ 105 mil (Cento e cinco mil reais), a qual também já está empenhada. Esse valor somado a outra indicação parlamentar no valor de R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reis) que já está na conta do município será utilizado para aquisição de uma nova retroescavadeira.
Gilso Paz ressalta que essas articulações na Capital Federal são de suma importância, uma vez que existem recursos empenhados e que aguardam apenas a liberação final do Governo Federal. “Temos que articular ativamente para que haja maior celeridade na liberação de recursos para investimentos em Tio Hugo. Nossas solicitações estão muito bem encaminhadas, agora, aguardamos o desfecho positivo em breve”, concluiu.