21 de setembro de 2021 as 14:10 / Agricultura e Meio Ambiente

21 de Setembro – Dia da Árvore

Escolhido em razão do início da primavera, o Dia da Árvore se comemora em 21 de setembro, data simbólica que tem por objetivo principal a conscientização, o respeito e a preservação desse bem tão precioso.
Na quinta-feira 15 de setembro, o engenheiro agrônomo da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, Osvaldo Lima, ministrou uma palestra para os alunos do quinto ao nono ano da EMEF Antônio Parreiras. Na ocasião, Osvaldo abordou a importância da preservação do meio ambiente, sobretudo das árvores, que são fundamentais para o equilíbrio ecológico e a manutenção da vida na terra.
“As árvores são um grande símbolo da natureza e uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos, uma vez que regulam a umidade do ar, ajudam a infiltrar e reter a água no solo, evitam as erosões, produzem oxigênio através da fotossíntese, fornecem alimento, sombra e abrigo para os animais trazendo ainda diversos outros benefícios a vida”, explicou o agrônomo.
Em virtude da extração de madeira, ocorrida muitas vezes da atividade ilegal, a expansão urbana e da ampliação das áreas destinadas à agricultura, as árvores são constantemente cortadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de todas as populações, ocasionando o desequilíbrio ecológico, redução do regime de chuvas e levando a perda da biodiversidade entre diversos outros problemas.
Desta forma, é fundamental que todos tenham a consciência da preservação, sobretudo porque a proteção dos recursos ambientais dependem de cada cidadão. “Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore, mas deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam o meio como um todo, bem como as gerações futuras” explicou Osvaldo Lima.
A palestra teve o envolvimento e a colaboração das secretarias de Educação, Obras, além da Agricultura e Meio Ambiente e da ASCAR/EMATER. O evento contou com a participação de 112 alunos do 5º ao nono ano, professores e demais servidores. Após a apresentação foi realizado o plantio de espécies arbóreas e frutíferas como símbolo do compromisso dos alunos e da escola com as questões ambientais.