02 de setembro de 2021 as 16:08 / Agricultura e Meio Ambiente

Mais de 100 produtores rurais tio-huguenses são beneficiados no Programa de Correção dos Solos

O programa de correção de solos (Distribuição de calcário) irá contemplar 108 (Cento e oito) pequenos produtores de Tio Hugo. Ao todo serão distribuídos nas propriedades rurais tio-huguenses mais de 700 toneladas de calcário, aplicadas em solos onde são cultivadas diferentes culturas. O Programa de Correção de Solos é executado através da parceria entre Governo Municipal e Governo Estadual, sendo parte do recurso oriundo na participação popular e cidadã (Consulta Popular), mais recursos próprios do município.
Na tarde da quarta-feira 01 de setembro, o prefeito Gilso Paz acompanhou os trabalhos de entrega e aplicação de calcário nas lavouras. Na ocasião o líder do Executivo Municipal destacou a importância desde programa que auxilia especialmente os pequenos produtores locais a potencializar a sua produção. “São 108 produtores de Tio Hugo que participam do programa e que em breve irão perceber a melhora na produtividade em suas propriedades. Quero parabenizar a todos os que se inscreveram e que colaboram para a execução do Programa de Correção dos Solos, bem como aos servidores públicos das secretarias de Agricultura e Obras, que são fundamentais para o êxito desta iniciativa, além de agradecer também ao extensionista da ASCAR/EMATER em Tio Hugo, Claudio Carvalho, que está dando suporte técnico aos agricultores nesse momento”, disse o prefeito.
Parte do recurso para execução do Programa de Correção dos Solos veio através da Consulta Popular 2019, ceca de R$ 46.428,00 (Quarenta e seis mil, quatrocentos e vinte e oito reais), o restante R$ 69.954,00 (Sessenta e nove mil, novecentos e cinquenta e quatro reais) que corresponde a quase dois terços do investimento, é oriundo de recursos próprios do Poder Executivo Municipal. Além disso, o município realiza a distribuição do calcário nas propriedades com os equipamentos da patrulha agrícola.