28 de abril de 2021 as 10:39 / Saúde

Casos suspeitos e confirmados na região ligam o sinal de alerta para a proliferação da dengue

Com a suspeita de um caso de Dengue em Soledade, e a confirmação de casos autóctones em Passo Fundo nas últimas semanas, a secretaria de Saúde de Tio Hugo, através da Vigilância Epidemiológica Municipal liga o sinal de alerta. Sobretudo, porque nos últimos Levantamentos de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (Lira’aa) foram constatadas a presença de ovos do inseto em praticamente todos os bairros do município. Portanto, o momento é de preocupação, diante do surgimento de casos na região, e principalmente pela presença do mosquito da dengue no município de Tio Hugo.
A secretaria pede a colaboração de todos os moradores para que mantenham a atenção, especialmente em volta da sua moradia. Atentando-se para ralos, vasos de plantas, calhas, lonas e embalagens em geral, pontos onde há o acúmulo de água.
A equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal realiza os levantamentos com frequência, principalmente em locais com maior potencial para o desenvolvimento do Aedes Aegypti, embora seja impossível monitorar todas as moradias e consequentemente seus terrenos. Portanto é fundamental que todos façam sua parte, para que Tio Hugo continue livre das doenças causadas por este inseto, e principalmente para que ele seja combatido.
De acordo com os dados divulgados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) do Estado, 8 a cada 10 municípios do Rio Grande do Sul estão infestados pelo mosquito da dengue.
O que gera grande preocupação!