25 de janeiro de 2021 as 15:39 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Aulas na rede municipal se ensino serão iniciadas no dia 22 de fevereiro em modelo híbrido

O ano letivo 2021 em Tio Hugo será iniciado no dia 22 de fevereiro. Devido aos impactos causados pela pandemia, será adotado o sistema híbrido de aulas; com a divisão de turmas com atividades presenciais e a distância.
Em reunião realizada na sexta-feira 22 de janeiro, o prefeito Gilso Paz, o vice Geder Follmer, a secretária de Educação Suzana Elisa Muller Kuhn e a secretária de Saúde Ana Silva, discutiram as principais diretrizes para o reinício das atividades presenciais com os estudantes nas escolas. O ponto principal é garantir um protocolo eficiente que mantenha a segurança de todos os estudantes no ambiente escolar, que compreende o transporte, chegada nas escolas, posicionamento em sala de aula e merenda.
Os protocolos para retorno das atividades presenciais nas escolas do município, seguirão todas as orientações sanitárias, embasadas em documentos federais, estaduais e do Centro de Operações de Emergência em Saúde COES Municipal.
O prefeito Gilso Paz destaca, que a partir de agora, se inicia um trabalho intenso de preparação e treinamento para que todos aqueles que estão envolvidos no ambiente escolar trabalhem seguindo as orientações e os protocolos sanitários, para evitar eventuais problemas. “Temos a preocupação de garantir a segurança dos estudantes, professores e profissionais que atuam nas escolas. Desta forma, é imprescindível que haja disciplina na adoção das medidas preventivas de combate a Covid-19”, enfatizou.
Metodologia e organização de turmas:
Os alunos serão divididos em grupos, respeitando o limite de distanciamento necessário e a capacidade de cada sala de aula.
Nenhuma escola municipal, neste momento, contará com aulas presenciais em turno integral. No caso da EMEI Arlindo Kerber (Creche), as turmas serão divididas em manhã e tarde, de acordo com alguns critérios que serão repassados aos pais, podendo haver sorteio para a definição do turno que a criança poderá frequentar. Desta forma, todas as crianças terão a oportunidade de permanecer um turno na escola, com atendimento pedagógico de qualidade, garantindo a segurança sanitária de todos.
Quanto as turmas de Pré Escola e Ensino Fundamental I e II, serão avaliados os espaços escolares e o número de alunos por turma, caso seja necessário, as turmas serão divididas em dois grupos, assim, um grupo frequentará a escola em uma semana completa, e depois terá aulas a distância, abrindo espaço para outro grupo que estará na escola e assim por diante. Mantendo uma frequência de revezamento nas atividades presenciais.
“Estamos otimistas, o pontapé inicial foi dado, a partir de agora focaremos na formação dos profissionais e no diálogo com as famílias, para deixarmos tudo dentro do planejado, retomar as aulas e garantir a segurança sanitária de todos. Em breve vamos divulgar mais detalhes a respeito da volta às aulas”, conclui a secretária Suzana Elisa Muller Kuhn.