30 de dezembro de 2020 as 16:39 / Agricultura e Meio Ambiente

Administração Municipal recebe relatório de atividades e planejamento da Emater/RS-Ascar

Na quarta-feira dia 30 de dezembro, o chefe do Escritório Municipal da Emater Cláudio Carvalho dos Santos entregou o para o prefeito Gilso Paz, o Relatório de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural realizadas durante o ano de 2020, bem como o Plano Operativo de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social para 2021.

No material constam todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2020 e o planejamento para 2021. O Chefe do escritório, destaca a importância de a Administração Municipal estar a par das atividades da Emater, além disso, afirma que a entidade trabalha na promoção do desenvolvimento rural sustentável da região.

Mesmo com a pandemia a Emater/RS-Ascar deu continuidade à execução das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) de forma continuada, planejada e participativa, buscando atender às prioridades e necessidades do público rural, constituído por famílias de agricultores familiares, de pecuaristas familiares, de médios agricultores e de agricultores empresariais, bem como de outras famílias que procuram orientação, mas têm outras profissões, sendo assistidas durante o ano de 2020 aproximadamente 99 famílias residentes na zona  rural e urbana  de Tio Hugo

Entre tantas ações desenvolvidas algumas mereceram destaque, no qual se sobressaíram das demais realizadas durante o ano. Uma delas é o Crédito Rural, sendo que este é o gerador de oportunidades, aproximando o beneficiário das políticas que estimulam investimentos em avanços tecnológicos e melhorias nas estruturas das propriedades. Além disso, esse crédito traz a modernização  do  campo também auxilia e estimula sua permanência na agricultura, e fortalece o processo de sucessão na agricultura familiar.

A inclusão social também é uma das grandes bandeiras do crédito rural. É através de ações de incentivo e busca de benefícios para os agricultores familiares, que se fortalecem os agricultores no campo.