05 de agosto de 2020 as 15:42 / Administração, Planejamento e Finanças

Rua Salvador no Núcleo Habitacional Sippel recebe iluminação de Led

A Rua Salvador no Núcleo Habitacional Sippel recebeu iluminação de Led. A implantação deste sistema é uma prioridade do Poder Executivo Municipal de Tio Hugo, tendo em vista o baixo custo de manutenção e consumo de energia, sobretudo porque as luminárias de Led consomem até 70% menos energia elétrica do que as lâmpadas convencionais que constituem a iluminação pública.

Como o Núcleo Habitacional Sippel é um projeto recente, foi necessário construir toda a infraestrutura do local, desde a implantação de drenagem e pavimentação da rua. Além disso, era necessária a instalação da iluminação pública. Desta forma, o município optou pelo sistema Led diante da economia de recursos públicos em longo prazo.

A Administração Municipal de Tio Hugo ressalta que a modernização do parque de iluminação a partir das luminárias Led estava no planejamento para 2020, no entanto, o projeto não obteve aprovação pela maioria da Câmara Municipal de Vereadores. Tio Hugo foi um dos 22 municípios da região que aderiram ao projeto do Comaja – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí, sendo o único que não teve permissão do legislativo para implantar o sistema.

Além de gerar economia no consumo de energia, as luminárias de Led representam maior capacidade de iluminação. Esse tipo de sistema já é adotado na maioria das grandes cidades do mundo, representando um conceito de redução no consumo energético e financeiro em longo prazo.