A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
22 de julho de 2020 as 16:22 / Saúde

Máscara Roxa: Não à violência doméstica

As regiões do Planalto, Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí aderiram a campanha “Máscara Roxa”, que estimula a denúncia de violência doméstica em farmácias. A partir de agora as farmácias poderão aderir a iniciativa obtendo o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, o qual será identificado pelas vítimas. Os atendentes de farmácias receberão capacitação online para a realização do procedimento garantindo a segurança da vítima.

As farmácias interessadas em aderir a esta campanha deverão entrar em contato através do número 51 99199-3641 (Com atendimento via whatsapp) ou pelo email: comite.gaucho.elesporelas@gmail.com. A adesão é simples, sem burocracia, bem como o treinamento que é enviado através de vídeo.

 Como funciona?

Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.

A ação foi criada pelo Comitê Gaúcho Eles Por Elas, da ONU Mulheres.


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00