01 de julho de 2020 as 13:56 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Profissionais da educação, professores, pais e alunos se reinventam para dar continuidade ao ano letivo em casa

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus foi responsável pela suspensão das aulas presenciais em praticamente todo o mundo. Diante desta situação, os profissionais da educação e estudantes passaram a conviver com um grande desafio no desenvolvimento das suas atividades; As aulas a distância.

Em Tio Hugo os professores da rede municipal de ensino, escolas e as famílias dos estudantes executam as tarefas letivas através de blocos de atividades didáticas, retiradas pelos pais nas respectivas escolas para a conclusão em casa. A secretaria municipal de Educação trabalha no acompanhamento e suporte a implantação dessas tarefas a distância.

Para facilitar esse contato entre os educadores e as famílias, foram criados grupos de whatsapp. Além disso, os professores também realizam atendimentos individuais através do mesmo aplicativo. Praticamente todos os pais possuem acesso a essa ferramenta, o que facilita esse contato mais próximo entre professores e alunos.

O pedido da secretaria de Educação de Tio Hugo é que as famílias colaborem, ajudando os seus filhos na execução das tarefas. Além disso, os professores estão a disposição para quaisquer dúvidas que eventualmente possam surgir. Esse desafio das aulas em casa é novo e precisa da contribuição de toda a comunidade escolar. Nada substitui o ensino e a didática oferecidos em sala de aula, mas como passamos por esse momento difícil, todos poderão se envolver e auxiliar os estudantes nessa situação.

▶️ A palavra dos professores:

A interação com a família, a necessidade de ser protagonista do seu conhecimento traz lições aos professores, que poderão ser consideradas no retorno das atividades presenciais. Esse momento exige do professor muito mais planejamento, um reinventar-se constante. Um aprender a fazer diário. E isso não se reduz a conhecer novas ferramentas tecnológicas, aplicativos e programa de computador, mas engloba o aprender coisas novas e ensinar de maneiras diferentes, criativas e desafiadoras que, possam alcançar nossos alunos em suas particularidades de acesso e entendimento.

Dúvidas e incertezas? Sim, ainda temos. Mas também temos a convicção de que as adaptações que se fizeram necessárias dentro da nossa profissão foram importantes para que nossos alunos pudessem continuar a caminhada em busca de aprendizado durante esse ano letivo que trará muitas lições, oportunidades e aprendizados, que serão fundamentais para a melhoria da educação como um todo.