29 de junho de 2020 as 11:54 / Agricultura e Meio Ambiente

Incentivo a apicultura

Produtores rurais de Tio Hugo adquiriram caixas para abelhas, que serão instaladas em suas propriedades. A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente oferece suporte técnico aos produtores em parceria com a Emater/Ascar, visto que a apicultura é mais uma atividade desenvolvida no campo que representa incremento na renda dos produtores rurais.

De acordo com o engenheiro agrônomo da secretaria, Osvaldo Lima, além de representar uma opção de renda para o homem do campo, através da venda de mel, o incentivo a criação de abelhas promove também a proteção ao meio ambiente, já que os insetos são fundamentais na polinização e desenvolvimento das mais diversas plantas.

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo se destaca no âmbito estadual pela criação do projeto “Abelhas sem ferrão”, que consiste na implantação de caixas com abelhas nativas sem ferrão em escolas, espaços públicos e residências de cidadãos que aderiram ao projeto pioneiro.

Além disso, empresas locais também foram parcerias da secretaria na execução do projeto. Conforme explica Osvaldo, a população de abelhas no país está diminuindo drasticamente, e a iniciativa tem como objeto incentivar a criação desse insetos que são fundamentais na preservação do meio ambiente, e ainda produzem mel, que é um alimento extremamente nutritivo.

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo desenvolve vários serviços e projetos junto aos produtores rurais do município, oferecendo suporte para fomentar o desenvolvimento no campo.