A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
16 de abril de 2020 as 14:23 / Geral

Tio Hugo 20 anos!

As faces de Tio Hugo..

No dia 16 de abril Tio Hugo completou 20 anos de emancipação político administrativa. Alguns moradores que vivem nesta terra há muito tempo, destacaram a transformação do município e de todas as suas comunidades.

Dificuldades:

Laci Sipp Albernaz, 67 anos de idade, agricultora. Vive há muitas décadas na mesma propriedade rural, na localidade do Divino Jacuí (Linha Graeff). Acompanhou de perto as transformações estabelecidas após a emancipação de Tio Hugo.

Conforme relata, no passado a situação era muito difícil para todos que viviam na comunidade. Na saúde não havia suporte próximo. Quem necessitava de atendimento deveria ir por conta própria até um hospital em alguma cidade vizinha. A estrutura viária era precária. “Em muitas estradas só era possível transitar a pé”, recorda.

Laci conta que não havia saneamento básico e nem redes de água na comunidade. “Cada família tinha que “se virar”, fazer um poço, ou puxar água de sangas para abastecer a propriedade”, disse.

Para ela, a emancipação de Tio Hugo há 20 anos, significou uma grande mudança na vida de todos que vivem no Divino Jacuí e em comunidades próximas. Por isso, cada novo aniversário do município é muito comemorado por todos.

Melhora na qualidade de vida

Jandira Turella Schuster, 73 anos, professora. Reside aqui há 53 anos. Ao longo das décadas, Jandira viu tudo se transformar. Desde o pequeno vilarejo, com poucas casas as margens da rodovia, até a emancipação e crescimento. Seu esposo, Lauro Schuster, era um dos muitos integrantes da comunidade, que fez parte do movimento emancipatório de Tio Hugo, marcado por incansáveis reuniões que discutiram a criação do município desde 1995.

Todos aqueles que se dedicaram para tornar Tio Hugo um município, carregavam a certeza que o esforço valeria a pena.

“20 anos após a emancipação e nos surpreendemos do quanto o município cresceu”. Em seu relato Jandira destaca a qualidade de vida, que melhorou muito nessas duas décadas. A oferta dos serviços essenciais, como saúde e educação, que são constantemente aprimorados, desde a primeira gestão liderada pelo ex-prefeito Gilmar Mühl.

“Tio Hugo se estruturou em todos os setores, e certamente aqueles que vivenciaram o processo de emancipação estão satisfeitos com tudo o que foi conquistado ao longo desses anos”, enfatizou.

Uma vida dedicada a produção rural

Anselmo Nickorn, 69 anos, produtor rural. Vive desde os primeiros dias de sua vida, na propriedade rural da sua família na comunidade de Posse Ely (Barragem). Anselmo recorda do tempo em que Hugo Londero chegou até o vilarejo, que no futuro carregaria o seu nome.

Ao lado de seu pai, ainda criança, Anselmo lembra a época de construção da BR-386, que passa por aqui, e a abertura do primeiro posto de combustíveis de propriedade de Hugo. “O Hugo Londero era uma pessoa muito boa, sempre estava disposto a ajudar. Foi ele que iniciou o primeiro comércio as margens da rodovia. Depois do posto de combustíveis foi aberto um restaurante, e assim com o passar do tempo tudo foi sendo ampliado”, relatou.

Pessoas acolhedoras

O senhor Anselmo destaca que a população que residiu e ainda reside onde hoje é Tio Hugo, sempre foi muito receptiva. “Desde os primeiros viajantes que vieram de fora junto com a construção da BR, foram muito bem recebidos por todos que moravam aqui pelos arredores. A comunidade sempre foi assim”, enfatizou.

Para ele e sua esposa Marli Nickorn, a aproximação do serviço público com a população local, propiciada pela emancipação, representou um grande avanço para a comunidade. “Pra quem morava no interior, tudo era mais difícil. As crianças e jovens enfrentavam muitas dificuldades para ir até a escola, por questões de locomoção e distância, por isso muitos desistiam de ir à aula. Desde que Tio Hugo se emancipou as coisas ficaram bem melhores, principalmente na educação, que hoje é excelente”, concluiu.

Tio Hugo se destaca desde os primórdios por ser uma cidade acolhedora, devido a grande oferta de prestação de serviços aos viajantes que por aqui passam. Pessoas de toda a região sul, de todo o Brasil conhecem o município, que é referencia no mais diversos atendimentos a viajantes.

Evolução e desenvolvimento

Desenvolvimento. Para muitas pessoas, essa palavra define esses 20 anos da emancipação de Tio Hugo. De lá pra cá muita coisa mudou e evoluiu. Mudanças que vieram pra melhorar a vida da população, principalmente para aquelas pessoas que viveram grande parte da sua vida aqui nesta terra. Cidadãos que enfrentaram todas as dificuldades de localidades distantes e que praticamente não recebiam suporte, que hoje mantem uma rotina direcionada para a qualidade de vida.

Sabemos que a prosperidade é resultado de trabalho constante, e trabalho é o que move aqueles que vivem aqui. Tio Hugo é terra de gente trabalhadora, honesta e generosa, e isso torna esse município um lugar cada vez melhor para se viver.

 

Parabéns Tio Hugo! 20 anos de muitas conquistas!


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00