16 de abril de 2020 as 16:08 / Administração, Planejamento e Finanças

Município autoriza a retomada gradativa da atividade comercial

Diante da flexibilização das medidas de isolamento, definidas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o Poder Executivo Municipal de Tio Hugo autoriza através do decreto nº 1209/2020, a abertura de todos os estabelecimentos comerciais do município, contudo, com diversas restrições e orientações.

Decreto aqui –>  Decreto 1209 202020200417_10553221

A primeira medida é o controle de pessoas que entram nos estabelecimentos. A lotação máxima não poderá ser superior a 50% daquela prevista no Plano de Prevenção e Combate a Incêndios – PPCI. Em caso de alta demanda de clientes, devem-se organizar filas com distanciamento de no mínimo 2 metros, de uma pessoa para a outra, evitando sistematicamente a aglomeração de pessoas.

Outra determinação importante é relacionada ao uso de máscaras, que deverá ser obrigatório para pessoas que atuam no atendimento ao público. Nesse caso, o proprietário do empreendimento deverá providenciar as máscaras para utilização da sua equipe. A utilização de máscaras também são recomendáveis para a população, quando saírem de suas residências.

Além disso, empresários e funcionários deverão adotar medidas sanitárias, tais como higienização constante dos ambientes, bem como manter os locais arejados com janelas abertas sempre que possível.

Restaurantes e similares deverão adotar medidas e cuidados no manejo de alimentos e “buffets”, conforme determinado no decreto nº 1209/2020.

No caso dos bares, também há uma série de restrições voltadas principalmente para o compartilhamento de objetos. Por isso, fica recomendada a NÃO realização de jogos de baralhos e similares, além de sinuca e bocha.

O prefeito de Tio Hugo reitera que essas medidas só serão eficazes se todos colaborarem e se conscientizarem, seguindo assim as instruções das autoridades de saúde. “Nos preocupamos muito com a saúde da nossa população, ainda mais diante da confirmação do primeiro caso de coronavírus no município. No entanto, também sabemos que é importante que as pessoas possam manter as suas atividades profissionais. Portanto, estamos dando um passo importante para o equilíbrio entre a saúde e a economia. Diante disso, é fundamental que todos colaborem e façam sua parte no combate a esse vírus”, enfatizou.

Link do decreto aqui