02 de abril de 2020 as 11:41 / Agricultura e Meio Ambiente

Situação de emergência decretada pelo município de Tio Hugo foi reconhecida pelo Governo Federal

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência decretada por Tio Hugo em virtude da forte estiagem que assola o município. O decreto municipal nº 1195 de 18 de fevereiro de 2020 foi homologado pelo estado do Rio Grande do Sul em março, e posteriormente reconhecido pela União através da portaria nº 537, publicada no Diário Oficial da União.

Diante desse reconhecimento da situação de emergência, os produtores rurais do município, sejam agricultores ou pecuaristas atingidos pela estiagem, poderão viabilizar as negociações de financiamentos e demais débitos com instituições bancárias, bem como ativação de seguros. Além disso, o município e os cidadãos de Tio Hugo que atuam na atividade primária poderão aderir mais facilmente a eventuais programas e ações federais, voltadas para o auxílio a quem foi atingido diretamente pela seca.

O prefeito de Tio Hugo comemora o reconhecimento federal deste importante decreto, destacando que houve uma grande mobilização da equipe de servidores públicos em parceria com a Emater/Ascar e demais entidades ligadas ao campo no município, que trabalharam arduamente nas vistorias, levantamentos de dados e relatórios para a elaboração do documento. “Ficamos satisfeitos por ver que todo o esforço valeu a pena, já que a homologação por parte do estado e o reconhecimento da União, permite ao agricultor, ao produtor de leite, ao criador de animais em geral, agilizar a renegociação dos seus investimentos junto a instituições financeiras, além de o município e sua população estarem aptos a participar de eventuais programas federais que busquem amenizar os impactos dessa estiagem”, explicou.

Perdas em todos os setores:

A falta de chuva nos últimos meses resultou em perdas significativas na cadeia produtiva do município. Houve quebra na safra do milho em grão e para silagem, a soja apresenta números baixos de produtividade, além da atividade pecuarista, que foi diretamente atingida com diminuição na produção da bacia leiteira e aumento de custeio para o produtor. A escassez de chuvas secou muitas fontes de água e a vegetação, dificultando o desenvolvimento dos animais. “O município auxilia as famílias diretamente atingidas pela seca, disponibilizando máquinas para abrirem novos bebedouros em propriedades rurais em busca de água e caminhão pipa, que é utilizado constantemente para garantir o abastecimento em algumas localidades”, relatou o prefeito.

As perdas no setor primário refletem diretamente na economia, uma vez que a redução do poder aquisitivo do homem do campo traz como efeito colateral a queda na movimentação econômica do comércio local.

** – Publicação da portaria no Diário Oficial da União neste Link ➡️ 💻 http://www.in.gov.br/…/portaria-n-537-de-12-de-marco-de-202…