24 de dezembro de 2019 as 15:21 / Saúde

Horto Medicinal: Resgate da Cultura Popular

Uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar, concretizou a montagem de um horto medicinal junto ao Posto de Saúde de Tio Hugo. A iniciativa surgiu após reunião entre a secretária de Saúde, Ana Silva, a fiscal ambiental do município, Viviane Granja, o engenheiro agrônomo, Osvaldo dos Santos Lima e o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Cláudio Carvalho dos Santos.

O espaço utilizado para implantação do horto medicinal fica ao lado da Unidade Básica de Saúde, em uma área que possuía apenas um gramado. A ideia tem como objetivo promover a saúde de forma alternativa, com o uso de plantas medicinais que são utilizadas tradicionalmente pela população. A construção deste espaço busca incentivar a comunidade a adotar essa ideia também em suas residências Após a montagem do projeto de execução, foi iniciada a instalação do horto pelas equipes das secretarias com o apoio do extensionista Claudio Carvalho dos Santos. A revitalização do local foi concluída no fim de novembro, onde foram aplicadas técnicas de paisagismo, e plantio de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. No horto são cultivadas aproximadamente 30 variedades de plantas, todas bastante conhecidas pela população.

O incentivo ao cultivo de plantas medicinais:

As plantas medicinais, como o nome diz, são plantas com alguma capacidade para tratar doenças. Já as aromáticas podem ter efeitos medicinais, mas caracterizam-se principalmente por seu cheiro específico. As condimentares são plantas que servem como temperos de alimentos. Essas plantas possuem várias propriedades; além de aromáticas, servem também como tempero e como solução medicinal. O manjericão e a hortelã são exemplos claros de plantas que possuem essas três qualidades.

Cláudio destaca que a Emater trabalha com o objetivo de resgatar o conhecimento e o uso das plantas medicinais com a finalidade terapêutica, a fim de contribuir com a qualidade de vida no meio rural e urbano. A secretária Ana Silva explica que o projeto com as plantas medicinais visa os cuidados com a saúde preventiva, e vem em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, que tem como objetivo promover a saúde e o bem estar através do estimulo a alternativas inovadoras e sustentáveis.

O Horto Medicinal está localizado ao lado da entrada principal do Posto de Saúde (Lado direito de quem entra). Uma placa identifica o espaço, que foi implantado para incentivar as pessoas a cultivarem plantas medicinais, aromáticas e condimentares em suas casas.