24 de dezembro de 2019 as 07:55 / Administração, Planejamento e Finanças

Administração Municipal recebe relatório de atividades e planejamento da Emater/RS-Ascar

O chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Tio Hugo, Cláudio Carvalho dos Santos, visitou o prefeito Gilso Paz na tarde desta segunda-feira (23) para entregar ao Poder Executivo Municipal, o relatório de atividades do ano de 2019 e o plano operativo, que conta com o planejamento das ações a serem desenvolvidas no ano de 2020. O documento engloba as iniciativas executadas pela instituição em parceria com o município e as atividades planejadas com e para as comunidades, grupos, associações e famílias rurais atendidas pela Emater/RS-Ascar para o próximo ano.

Somente neste ano 140 famílias tio-huguenses foram atendidas pela Emater; desde produtores de leite, agricultores, pecuaristas e artesãos. Entre os principais momentos de 2019, estão a reativação da Feira do Produtor da Apecath, o projeto de implantação de horta escolar, orientações e suporte técnico em propriedades rurais e também o incentivo a criação e proteção de abelhas sem ferrão, sendo Tio Hugo o primeiro município do estado a instalar caixas de abelhas sem ferrão em escolas e locais públicos, com o objetivo de protege-las devido ao seu importante papel na natureza.

O prefeito Gilso Paz comenta que a Administração Municipal de Tio Hugo possui uma extensa parceria com a Emater/RS-Ascar, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural no município. “A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente atua intensamente para atender os produtores rurais do município, e conta com o apoio da Emater/RS-Ascar para desenvolver ações que fortaleçam a atividade primária e consequentemente as propriedades tio-huguenses” disse.