12 de dezembro de 2019 as 17:47 / Administração, Planejamento e Finanças

Município de Tio Hugo recebe projeto de implementação de sistema de esgotamento sanitário

O prefeito de Tio Hugo, Gilso Paz, participou do ato de entrega do Projeto Técnico de Implementação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. A audiência foi realizada na Funasa – Fundação Nacional de Saúde, em Porto Alegre, e contou com a presença do presidente da fundação, Ronaldo Nogueira. Além de Tio Hugo, outros 32 municípios gaúchos receberam o projeto, que foi executado pela empresa Engeplus – Engenharia e Consultoria Ltda, contratada pela Funasa.

O projeto consiste na elaboração de diagnostico, estudos de concepção e viabilidade (Relatório técnico preliminar – RTP), projetos básicos e executivos de engenharia e estudos ambientais para sistema de esgotamento sanitário – SES. O prefeito Gilso Paz explica que a partir da conclusão deste documento, o próximo passo será garantir os recursos para executar a primeira parte do projeto para implementação de esgotamento sanitário no município. “Saneamento básico é questão de saúde pública e temos a consciência que devemos tratar esse assunto com muita importância. Investir em saneamento é investir na qualidade de vida da comunidade e na proteção do meio ambiente”, enfatizou.

Tio Hugo já iniciou a busca por recursos junto a Funasa para execução do projeto. A expectativa é que em 2020 sejam designados investimentos federais para saneamento básico que poderão contemplar o município.