24 de outubro de 2019 as 15:07 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Aluna tio-huguense está entre os finalistas da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa.

A estudante tio-huguense Manuela Delazeri Dalbosco, do 6º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Parreiras de Tio Hugo, está entre os 12 alunos gaúchos semifinalistas da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Na próxima semana Manuela e a professora da rede municipal de ensino, Adriana Lúcia Weiler Gayger, irão para São Paulo participar do evento que irá premiar os alunos finalistas da olimpíada.
O anúncio dos mais de 100 estudantes de todo Brasil semifinalistas da 6 ª Olimpíada de Língua Portuguesa foi feito esta semana. Nos dias 28, 29 e 30 de outubro na Capital Paulista, Manuela e Adriana participarão de oficinas promovidas pelo Ministério da Educação – MEC, onde os jovens e professores de todas as regiões do país poderão trocar ideias e experiências vividas durante a participação na competição.

Manuela comenta que está na expectativa para a premiação, destacando que este é um momento único de muito aprendizado.

A jovem que está entre os 12 estudantes selecionados no Rio Grande do Sul para a fase final da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, elaborou um texto do gênero Memórias Literárias, com o tema “O lugar onde vivo”. Na memória literária produzida pela aluna tio-huguense cujo título é “Nostalgia do Passado”, ela reproduz as lembranças da senhora Araci Girardi, de 73 anos, moradora de Tio Hugo, que recordou os principais aspectos da comunidade onde residia por volta do ano de 1969. No texto, a estudante faz um paralelo entre passado e presente, abordando temas como a emancipação, origem e a escolha do nome do município de Tio Hugo.

A Olimpíada

Mais de 100 mil estudantes de escolas de todo o Brasil participaram da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, que reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

A Secretaria de Educação de Tio Hugo parabeniza a aluna Manuela Delazeri Dalbosco e a professora Adriana Lúcia Weiler Gayger, pelo resultado obtido na Olimpíada. Destaques como esses mostram que o desenvolvimento da educação no município está no caminho certo, uma vez que os alunos da rede municipal desfrutam de escolas com excelente infraestrutura e professores capacitados que trabalham arduamente para promover um ensino de qualidade.