20 de agosto de 2019 as 13:54 / Saúde

Resultado do terceiro Lira’a do ano preocupa a Secretaria Municipal de Saúde

As agentes comunitárias de saúde e a agente de combate a endemias da secretaria de Saúde de Tio Hugo realizaram entre os dias 05 e 09 de agosto o terceiro Lira’a – (Levantamento de índice rápido para Aedes Aegypti) deste ano.

O objetivo principal desta ação é desempenhar uma atividade de visitas e coleta de larvas no prazo máximo de sete dias, tendo em vista que devem ser visitados 33% dos imóveis da área urbana da cidade.

Durante a realização dos trabalhos foram vistoriados 510 imóveis entre residências e terrenos baldios, e foram encontrados focos do mosquito Aedes Aegypti em praticamente todos os bairros da cidade. 50% dos criadouros identificados estavam em pneus. Depósitos de armazenamento de água baixos como lonas, fontes, piscinas, barris e tambores, contabilizaram 25%. Já os depósitos naturais como as bromélias também somaram 25% dos criadouros inspecionados.

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a receptividade da população que recebeu as agentes em suas casas e novamente ressalta que mesmo agora no inverno, os cuidados com os pátios de suas residências devem ser mantidos, pois as larvas do Aedes Aegypti não morrem com o frio e os ovos quando depositados em local seco duram até 400 dias.

Seguem algumas orientações:

• Tampe os tonéis e barris;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Limpe semanalmente os bebedouros dos animais domésticos;
  • Coloque tela na caixas utilizadas para captar água da chuva;
  • Encha de areia a tampa dos pratos de flores;
  • Mantenha as garrafas como gargalo virado para baixo;
  • Pneus devem ser guardados em locais cobertos e secos;
  • Faça a manutenção e tratamento de piscinas e fontes;
  • Lonas utilizadas para cobrir objetos, lenhas ou entulhos devem ser esticadas, de modo que evitem o acúmulo de água.

Em caso de dúvidas e denúncias o telefone para contato é 3338-9210