28 de maio de 2019 as 14:05 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Alunos da rede municipal de ensino participam da “Semana da Imunização”

A Semana de Imunização promovida nas escolas municipais Antonio Parreiras e Laurentino Machado, fez parte das atividades do projeto “Saúde na Escola”. O projeto desenvolvido pelas secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e Saúde de Tio Hugo, envolveu alunos do 5º ao 9º ano das duas escolas. Ao longo de uma semana os estudantes debateram a importância das campanhas de vacinação, bem como as formas mais eficazes de prevenção de doenças. Além disso, foram elaboradas em sala de aula apresentações informativas e cartazes, que apresentaram os riscos e sintomas das doenças que acometem a sociedade com mais frequência.

Profissionais da secretaria de Saúde participaram da atividade sanando dúvidas e explicando que a imunização é o meio mais eficaz e seguro de proteção contra certas doenças infecciosas. Mesmo quando a imunidade gerada pela vacina não é total, quem está vacinado apresenta maior capacidade de resistência, na eventualidade da enfermidade surgir. Além da proteção pessoal, a vacinação traz também benefícios para toda a comunidade, pois quando a maior parte da população está vacinada, interrompe-se a transmissão da doença.

Atualize a sua carteira de vacinação:

O adolescente, assim como a criança, encontra-se susceptível a diversas doenças. Por esse motivo, a caderneta de vacinação deve ser frequentemente atualizada. Algumas vacinas só são administradas na adolescência. Outras precisam de reforço nessa faixa-etária. Além disso, doses atrasadas também podem ser colocadas em dia. Veja as vacinas recomendadas a adolescentes:

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos: HPV (papiloma vírus Humano)

11 a 14 anos: Meningo C (Meningites meningocócicas do tipo C)

10 a 19 anos: Hepatite B, dt (tétano e difteria), Tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), Febre amarela.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069/90, a vacinação infantil é obrigatória no Brasil.