Campanha de vacinação contra a febre aftosa será inciada no dia 1º de maio
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começa nesta quarta-feira (1º) e segue até dia 31 de maio, em todo o Rio Grande do Sul. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo espera imunizar cerca de 90% do rebanho do município, seguindo a meta de cobertura vacinal do estado. Deverão ser vacinados bovinos e bubalinos.
Neste ano, conforme o Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Pecuária do estado, a vacina contra a febre aftosa sofreu alterações na sua formulação, com redução na dosagem de aplicação, de 5 para 2 ml – a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C) e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada com intuito de diminuir os nódulos.
Os pecuaristas deverão adquirir as doses da vacina em agropecuárias credenciadas. A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo está a disposição para dúvidas e esclarecimentos. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00 horas, na rua Florianópolis no bairro Rabello, ou através do telefone 3338-9167.
A importância da vacinação:
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Os últimos focos da doença no Estado ocorreram nos anos 2000 e 2001 e acarretaram em graves prejuízos econômicos, como o sacrifício e abate sanitário aproximadamente 29 mil animais e gastos de U$$ 25 milhões em custos diretos, além de perdas econômicas geradas pelo impedimento do comércio nacional e internacional de produtos de origem animal e vegetal.