12 de março de 2019 as 15:23 / Gabinete

Gilso Paz participa de reunião da Amasbi em Soledade

O prefeito Gilso Paz participou na tarde da sexta feira (08) da reunião da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – Amasbi. O encontro que reuniu gestores de toda a região teve como pauta diversos assuntos, como a avaliação da assembleia de verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de fevereiro em Torres.

A principal preocupação apontada pelos prefeitos que estiveram em Torres é em relação aos repasses da saúde, onde esteve presente o Governador do Estado, Eduardo Leite, o qual se comprometeu em regularizar os repasses a partir deste mês de março. No entanto, em relação ao passivo do governo anterior não existe previsão de pagamento.

Além dos repasses da área da saúde, os prefeitos também estão preocupados com o atraso do pagamento de recursos da Consulta Popular direcionados para manutenção e reparo de estradas vicinais. “Conversei com um assessor do Deputado Eduardo Loureiro, que segundo ele, houve uma reunião com o secretário da Casa Civil, e talvez esses recursos de 2017 poderão ser pagos ainda neste mês de março”, revelou Gilso Paz prefeito de Tio Hugo.

Outro ponto que preocupa os prefeitos da região é o possível fechamento da 25ª Coordenadoria Regional de Educação, Emater Regional e Exatoria da Receita Estadual. Segundo o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, é preciso que os representantes do Alto da Serra do Botucaraí se mobilizem para que isso não aconteça.

Ainda durante o encontro foi feito o encaminhamento para a indicação dos representantes da Amasbi no Conselho de Dirigentes Municipais do Meio Ambiente – COMDIMMA / Famurs, Conselho dos Secretários Municipais da Fazenda e Finanças – CONSEFF / Famurs e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS / Famurs.

A próxima reunião da Amasbi acontece no dia 20/03, a partir das 19h, na sede da Associação dos Funcionários do Município de Mormaço – AFUMOR. Na oportunidade haverá a participação de representantes da Caixa, que irão apresentar as novas opções em linha de créditos para os municípios. Após isso será realizada a Assembleia Geral Ordinária para a escolha do novo presidente da Associação.

**Contribuição: Assessoria de Imprensa – Amasbi