Aplicação correta e segura de agrotóxicos foi tema de curso
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, em parceria com o Senar-RS e Sindicato Rural de Soledade, promoveu nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, o curso de Aplicação Correta e Segura de Agrotóxicos. O treinamento foi realizado no Polo UAB de Tio Hugo no bairro Loro e contou com a participação de aproximadamente 10 produtores rurais de diferentes comunidades do município. Durante as aulas diversos itens foram levados em consideração, como manuseio e aplicação de agrotóxicos, calibragem do pulverizador, além do uso de Equipamento de Proteção Individual – EPI.
O Engenheiro Agrônomo do município, Osvaldo dos Santos Lima ressalta que esse tema é importantíssimo, pois o uso de agrotóxicos de forma descontrolada e indevida pode causar sérios danos a saúde do aplicador, e ao meio ambiente e além de gerar custos inesperados ao produtor. “Oferecemos cursos para que nossos produtores adquiram conhecimento sobre assuntos específicos. Esse tema deve ser tratado com cuidado, pois quando se trata de agrotóxicos todo o cuidado é pouco. Conhecer itens como dosagem, lavagem de embalagens e de que forma se proteger, são fundamentais para quem vive no meio rural”, disse o Agrônomo.
O curso com carga horária de 24 horas aula foi ministrado pelo técnico do Senar-RS, Leandro Marcelo de Oliveira. De acordo com Osvaldo os produtores devem estar sempre atentos, porque até atitudes simples se não conduzidas da maneira correta podem causa problemas. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, José Claudir Machado, agradeceu aos envolvidos na capacitação, desde o palestrante até os munícipes que participaram. “Todos sabem que a intensidade dos agrotóxicos e agentes químicos aumentou, e que uma aplicação indevida pode causar problemas ambientais e de saúde a quem está manuseando. Os produtores que participaram deste curso estão de parabéns pelo envolvimento, tenho certeza que todos aprenderam e observaram novas experiências que ainda não conheciam, saindo daqui com outra visão”, relatou o secretário.