27 de novembro de 2018 as 13:49 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Estudantes de Tio Hugo são premiados na 17ª edição do Projeto Escola no Campo

Seis estudantes da rede municipal de ensino foram premiados no Projeto Escola no Campo, que é desenvolvido através da parceria entre Cotrijal, Syngenta, Secretarias de Educação e Fundação Abrinq. Em 2018, participam 55 escolas, em 14 municípios da região, beneficiando 1471 alunos. O objetivo é promover a integração sustentável das comunidades, com o foco para o meio ambiente, segurança alimentar e agricultura. A premiação foi realizada na quinta feira dia 22 de novembro, no auditório central do parque da Expodireto, e foi dividida em duas categorias; desenho e frase. Os alunos representantes de Tio Hugo premiados são:

CATEGORIA DESENHO

1º lugar: Manuela Delazeri Dalbosco – Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Parreiras

2º lugar: Jordana Drehmer – Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Parreiras

CATEGORIA FRASE

1º lugar: Nicoly Bortolomedi Duarte – Escola Municipal de Ensino Fundamental Laurentino Machado

2º lugar: Larissa dos Santos Kern – Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Parreiras

As professoras Evanice Maria Vicari da escola Antonio Parreiras e Maria Elonar Dias da escola Laurentino Machado trabalharam com os estudantes no projeto por cerca de 4 meses, até a conclusão do relatório de atividades. O relatório elaborado pela educadora Maria Elonar Dias foi escolhido o melhor entre todos os municípios participantes do projeto. A secretaria de Educação de Tio Hugo recorda que os estudantes da rede municipal de ensino participam anualmente do projeto, e que esta iniciativa é extremamente importante, visto que muitos são filhos de produtores rurais e que as atividades agrícola e pecuária fazem parte dos seus cotidianos. Desta forma, é fundamental valorizar e buscar novas alternativas que possam aprimorar a rotina de uma propriedade rural.

Mais sobre o Projeto Escola no Campo:

O projeto que chega este ano a sua 17ª edição envolve alunos das turmas do 5º e 6º anos de escolas públicas, Conforme o vice-presidente da cooperativa, Enio Schroeder, o agricultor está mais consciente da sua responsabilidade com sua saúde e com o meio ambiente, um reflexo do projeto.  “Quando a Syngenta nos apresentou o Escola no Campo buscamos parceria com as prefeituras e isso fez toda a diferença para que obtivesse êxito. Os resultados alcançados mostram que vale a pena investir na educação das crianças, porque através delas a família e toda a comunidade é beneficiada”, destacou o dirigente.

Os alunos desenvolveram frases e desenhos sobre a preservação do meio ambiente e a correta utilização dos defensivos agrícolas. Os primeiros colocados em cada município, tanto na categoria frase quanto na categoria desenho, foram premiados com uma bicicleta. Já os segundos lugares foram agraciados com um jogo “Banco Imobiliário”.

Jordana Drehmer, de Tio Hugo, ganhou o segundo lugar na categoria desenho e estava empolgada com a premiação e principalmente com o que aprendeu em sala de aula. “Fiz um desenho com tudo que tem em nossa propriedade, mostrando como podemos ajudar o meio ambiente”, disse a estudante de 10 anos, que mora no interior de Tio Hugo e levou as informações para os pais. “Eles já faziam tudo direitinho, mas sempre é bom lembrar”.

**Contribuição – Assessoria de Imprensa – Cotrijal