26 de novembro de 2018 as 14:23 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Peça teatral apresentada em escolas do município alerta para os perigos da proliferação do Aedes Aegypti

No dia 20 de novembro os alunos das séries iniciais do ensino fundamental das escolas Antonio Parreiras, Casemiro de Abreu, Frei Clemente e Laurentino Machado de Tio Hugo, assistiram a uma peça teatral denominada “Um alerta contra a Dengue”. As apresentações aconteceram nas dependências das escolas Laurentino Machado e Antonio Parreiras. A peça teatral trouxe como foco principal o alerta relacionado a dengue e a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito causador desta e de outras doenças. Com bom humor os atores mostraram aos alunos o perigo iminente de focos de água parada, principalmente próximos as residências, e como se portar no combate ao inseto. Ao fim do teatro foi distribuído material informativo que os estudantes levaram pra casa.

De acordo com a secretária de Saúde de Tio Hugo, Ana Silva, a peça teatral envolveu e chamou a atenção das crianças, que estão cientes do quão perigoso é a proliferação do Aedes Aegypti. “As vezes os focos de água parada podem estar muito próximos de nós, em vasos de flores, ou em algum objeto que acumula água da chuva, e isso já é suficiente para o desenvolvimento do mosquito. Certamente, os alunos estarão mais atentos em suas residências caso avistem algum ponto com água parada. E é justamente por isso que realizamos atividades deste tipo; para despertar o interesse dos estudantes neste assunto tão importante”, frisou Ana.  A secretária revela que esse teatro foi promovido como uma das ações da “Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de combate ao Aedes Aegypti”, que acontece do dia 26 ao dia 30 de novembro, citando ainda que a atividade também faz parte do programa Saúde na Escola – PSE, que é desenvolvido o ano todo com várias ações junto as escolas municipais.

A secretaria de Saúde de Tio Hugo agradeceu a Viva Arte Produções Artísticas que apresentou a peça teatral, e também as servidoras públicas municipais que atuam no departamento de endemias e vigilância sanitária do município, estendendo o agradecimento a professores e direção das escolas que são parceiras na execução dos trabalhos, uma vez que estão sendo trabalhadas em sala de aula inúmeras tarefas educativas,  relacionadas ao combate do Aedes Aegypyti.