23 de novembro de 2018 as 14:08 / Administração, Planejamento e Finanças

Educação fiscal e financeira é tema de palestras ministradas por servidoras públicas do município

As servidoras públicas municipais de Tio Hugo, Dirce Sippel e Ana Cristina Picoli, que atuam no setor tributário da prefeitura, visitaram as escolas Antonio Parreiras e Laurentino Machado para apresentar aos estudantes um assunto muito importante atualmente; a Educação Fiscal e Financeira. Além de conhecer mais sobre o tema, os alunos das turmas do 5º ao 9º ano de ambas as escolas puderam sanar dúvidas relacionadas a arrecadação de impostos, a sua utilização, entre outros aspectos.

A Diretora do Departamento de cadastro, tributação e fiscalização do município, Dirce Sippel, explica que um dos principais focos, foi demonstrar para os alunos a importância da emissão e da solicitação da Nota fiscal junto aos estabelecimentos comerciais de Tio Hugo, visto que essa iniciativa potencializa a arrecadação de impostos, o que reflete diretamente no desenvolvimento de todo o município melhorando a vida dos cidadãos. “Apresentamos para os alunos das escolas Antonio Parreiras e Laurentino Machado o quão importante é a questão tributária em um município, uma vez que os impostos arrecadados são revertidos em inúmeros serviços para toda a comunidade, desde saneamento até infraestrutura urbana e rural e outras áreas”, enfatizou.

De acordo com a direção das escolas, a questão didática da educação fiscal e financeira também é trabalhada em sala de aula, onde os estudantes elaboram trabalhos e participam de atividades com esta temática. O desenvolvimento dessa iniciativa tem como intuito despertar o interesse dos jovens sobre a questão financeira, para que no futuro todos saibam gerir a sua renda da melhor maneira possível, além de contribuir com sua família neste primeiro momento, preconizando iniciativas que aprimoram a administração financeira também em suas residências.