21 de novembro de 2018 as 14:35 / Saúde

Dia D em alusão ao Novembro Azul da secretaria de Saúde contou com grande participação de homens

Aproximadamente 100 homens participaram das atividades do Dia D do “Novembro Azul”, promovida pela Secretaria de Saúde de Tio Hugo nesta terça feira 20 de novembro. Durante o dia foram apresentadas duas palestras informativas com o tema câncer de próstata, ministradas pela enfermeira Teresa Rodrigues.  A profissional da saúde apresentou os principais sintomas da doença que acomete os homens, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e prevenção. Teresa destacou que os homens precisam estar atentos a qualquer anormalidade, e principalmente, realizar exames preventivos com frequência. “Toda doença, se descoberta no início possui grandes chances de ser combatida. Portanto, é fundamental realizar consultas e exames rotineiramente, principalmente os homens com idade acima dos 50 anos”, explicou.

Durante as palestras foi aberto espaço para questionamentos e troca de informações. Muitos homens trouxeram experiências vividas recentemente, além de esclarecer inúmeras dúvidas em relação ao câncer de próstata. Após as atividades, a secretaria municipal de Saúde ofereceu gratuitamente para os participantes com idade acima dos 50 anos, o exame preventivo do PSA, que foi subvencionado pela Administração Municipal de Tio Hugo. Muitos participantes, com idade inferior também aproveitaram para solicitar a requisição do exame preventivo, e recolhimento de material, que foi realizado pela equipe da secretaria municipal de Saúde e pela profissional de um laboratório do município.

A secretária de Saúde de Tio Hugo, Ana Silva, agradeceu a todos os participantes, ressaltando que a presença dos homens durante esta terça feira superou as expectativas. Segundo ela, a participação efetiva da comunidade demonstra o grande interesse que todos tem em cuidar da sua saúde. “A prevenção é fundamental para evitar e se for o caso, combater doenças. É baseado nisso que realizamos este tipo de atividade, com o intuito de criar a cultura da prevenção para que tenhamos uma sociedade mais saudável. Agradecemos a todos que vieram até o posto de saúde nesta terça feira, sem dúvidas, o Dia D em alusão ao novembro azul foi um grande sucesso”, finalizou.