14 de setembro de 2018 as 14:33 / Administração, Planejamento e Finanças

Prefeitos da Amasbi definem compra de veículo para a Patrulha Comunitária Rural

A Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – Amasbi, promoveu durante a manhã da quarta feira (12) uma importante reunião com os prefeitos da região. Em pauta estava a aquisição de uma camionete para a Patrulha Comunitária Rural. O prefeito de Tio Hugo, Gilso Paz, participou da audiência, assim como prefeitos de municípios da região, participaram também o promotor Diego Prux, o Capitão Boscardin e o Tenente Gilberto da 2ª Cia da Brigada Militar. Durante o encontro os prefeitos bateram o martelo sobre o valor que cada município repassará para o Comaja – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Botucaraí, que realizou a licitação e irá comprar o veículo. O investimento de R$169.290,00 (Cento e sessenta e nove reais) será dividido entre 11 municípios, destes, dez integram a Amasbi. São eles: Tio Hugo, Alto Alegre, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Mormaço, Soledade, e Tapera que faz parte apenas do Comaja.

De acordo com Gilso Paz, cada município irá destinar o valor de R$ 15.390,00 (Quinze mil e trezentos e noventa reais) para a compra de uma camionete Amarok. “Sabemos que a insegurança chegou também ao interior, esta medida tem como objetivo reforçar o patrulhamento nas comunidades rurais da nossa região, visto que a Patrulha Comunitária Rural possui papel fundamental na garantia de mais segurança no campo”, explicou o prefeito.

Além disso, segundo a Amasbi serão investidos ainda R$ 12 mil para compra de armamento, valor destinado pela Aprosol, e R$ 52 mil para a blindagem, que será repassado pelo Sicredi. Conforme o Capitão Boscardin, a licitação feita pelo Comaja, levou em consideração características próprias para que o veículo pudesse ser utilizado pela Brigada Militar. “Nos repassamos para o Consórcio as especificações necessárias, como a potência do motor ser superior a 180 cavalos, câmbio automático de 8 marchas, tudo isso para possibilitar o recebimento da blindagem, bem como o melhor desempenho, agilidade e segurança dos policiais enquanto estiverem atuando na patrulha”, afirmou. Segundo o presidente da Amasbi e prefeito de Mormaço, Rodrigo Jacoby Trindade, a Patrulha Comunitária Rural é uma reivindicação antiga da comunidade regional. “Todos estavam esperando por essa decisão, tendo em vista que a licitação do veículo já foi feita. Apesar do investimento ter ficado um pouco acima do esperado, devido as características necessárias, definimos os valores do rateio. Nossa região precisa de mais segurança e este trabalho em conjunto vai proporcionar isso, principalmente à população do interior”, comemorou.

Devido aos trâmites legais, para assinatura dos contratos dos municípios com o Comaja, ainda não está definida a data de início dos trabalhos da Patrulha Comunitária Rural. A expectativa da Amasbi é que o processo seja célere e que o patrulhamento se inicie em breve.

Contribuição – Assessoria de Imprensa – Amasbi*