11 de setembro de 2018 as 10:44 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Alunos da rede municipal de ensino participam do projeto “Viajando Pela Rota”

Os alunos das turmas do 4º ano das escolas municipais Antonio Parreiras e Laurentino Machado de Tio Hugo deram continuidade as atividades do projeto “Viajando Pela Rota” na quarta feira 05 de setembro. Durante todo o dia os estudantes visitaram pontos turísticos do município, como o Rio Porongos na Linha Machado, no limite dos municípios de Tio Hugo, Ibirapuitã e Soledade, a Prainha do Dite na localidade da Linha Graeff, que recebe todos os anos muitos visitantes locais e da região, entre outros pontos do interior. O roteiro turístico seguiu com visitação a Barragem de Ernestina, onde os alunos puderam ir até a passarela da barragem e na usina que está localizada na comunidade tio-huguense de Posse Ely. As crianças foram acompanhadas por professoras das escolas, pela secretária de Assistência Social, Mariana da Silveira e pelas servidoras públicas municipais, Maristela Delazeri Dalbosco e Denir Mühl.

Além dos destinos rurais, a atividade contou com a visita a pontos turísticos urbanos. O grupo formado por 37 estudantes visitou ainda o Hotel Sou do Sul, a Rádio Portal FM e as praças Oscar Groth, Joaquim Granja Neto e a Imagem de São Cristóvão. Denir Mühl que atua no departamento de desenvolvimento, eventos e turismo do município explica que o projeto “Viajando Pela Rota” contempla o turismo rural, urbano e cultural, e tem como intuito apresentar para as crianças as principais potencialidades turísticas do município onde moram, visto que muitos alunos não conheciam os locais visitados. “As crianças gostaram muito do passeio, foi um dia de novas descobertas e que encantou a todos que participaram do projeto. Certamente esses alunos irão convidar as suas famílias para visitarem mais vezes esses locais”, ressaltou Denir. Ela cita ainda que Tio Hugo não tem um roteiro turístico formado, mas se destaca fortemente na região pela sua prestação de serviços ao viajante, uma vez que é conhecida como a cidade que não dorme.

O próximo passo dos alunos no projeto será expressar a sua experiência através de um desenho nas categorias de turismo urbano, rural ou cultural. Os desenhos participarão de um concurso a nível municipal de onde sairá um finalista de cada categoria para concorrer na fase regional. Os desenhos serão apresentados à comunidade no dia 11 de outubro, nas festividades em comemoração ao dia da criança, esses finalistas serão premiados com a visitação de um roteiro regional da Rota das Terras Encantadas. A culminância do “Viajando Pela Rota” reunirá todos os alunos participantes para um dia especial, no Parque da Lagoa no município de Lagoa Três Cantos no mês de novembro. Na ocasião serão escolhidos os três desenhos vencedores de cada categoria a nível regional. O projeto foi criado pela Rota das Terras Encantadas e contou com a adesão de Tio Hugo e mais 12 municípios da região.