31 de agosto de 2018 as 11:22 / Agricultura e Meio Ambiente

Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove curso sobre manutenção de pomares

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo promoveu recentemente um curso que contemplou produtores rurais de diversas comunidades do município. A atividade contou com abordagens técnicas e práticas e foi realizada na sede do Polo UAB na localidade do Loro, o local conta com um pomar composto por diversas árvores frutíferas. De acordo com o secretário municipal José Claudir Machado, o objetivo do curso é conscientizar e ensinar os produtores a conduzir de forma adequada a poda do seu pomar, além disso, evidenciar a importância de se realizar corretamente este serviço para garantir melhor produtividade das árvores. O secretário explica que o grupo formado por cidadãos que possuem em suas residências pequenos pomares, adquiriu mudas frutíferas e de sombra através de dois pedidos realizados pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente durante os meses de julho e agosto deste ano. ”Foram mais de 600 mudas adquiridas através dos pedidos realizados pela secretaria, diante disso promovemos este curso para trazer aos participantes conhecimentos específicos voltados para o plantio, adubação, tratos culturais e manejos do pomar”, destacou José Claudir.

O instrutor do curso foi o engenheiro agrônomo da secretaria, Osvaldo dos Santos, que comemorou o sucesso do evento, ressaltando que através da prática os participantes puderam esclarecer dúvidas, trocar informações e experiências sobre a melhor forma de manejar o seu pomar. Osvaldo comenta que a diversificação é fundamental na garantia da produção de frutas durante o ano todo, o que traz mais segurança e a melhora da alimentação das famílias a partir de cultivos livres de agroquímicos. O engenheiro também trouxe abordagens relacionadas a criação de um sistema de compostagem nas propriedades, aproveitando resíduos orgânicos para produzir um adubo de qualidade. Segundo Osvaldo este trabalho é simples e pode ser feito em qualquer residência. “A compostagem que consiste no reaproveitamento dos resíduos orgânicos para a produção de adubo é uma excelente alternativa para quem mantém pomares ou hortas. Além de destinar de forma correta o lixo, o cidadão garante melhor produtividade em sua propriedade”, explicou o agrônomo.

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente considera de extrema importância atividades instrutivas que possam agregar valor aos trabalhos realizados pelos produtores rurais tio-huguenses. É baseado nisso que mais este curso foi promovido no município. A secretaria agradece a todos os produtores e munícipes que participaram da atividade.