02 de agosto de 2018 as 10:47 / Saúde

Merendeiras e profissionais de limpeza do município passam por capacitação

As merendeiras que atuam nas escolas municipais de Tio Hugo participaram na segunda feira dia 23 de julho de mais uma capacitação. Desta vez, as profissionais atuaram na Oficina Gastronômica, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac-RS. A atividade teve como objetivo aperfeiçoar as aptidões culinárias das profissionais, garantindo a melhora da qualidade da merenda servida nas escolas do município. De acordo com a vigilância sanitária municipal, além dos cuidados com a qualidade da alimentação, também foram desenvolvidas atividades voltadas para as boas práticas na manipulação de alimentos e o atendimento as legislações vigentes. A oficina contou com aspectos importantes, tais como; Cuidados de higiene na manipulação dos alimentos em todas as etapas da preparação; seleção de insumos, equipamentos e utensílios de trabalho; técnicas de preparo de receitas com carnes, legumes, massas, arroz; Técnicas de reaproveitamento de alimentos; técnicas de preparo de lanches, bolos, biscoitos, pães e cucas.

Além dos cuidados com a alimentação, a limpeza dos ambientes também foi abordada nas capacitações. Na terça 24 de julho foi realizada na Sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde uma Capacitação para merendeiras e profissionais da limpeza das escolas e órgãos públicos do município. O trabalho foi realizado com a colaboração da coordenadora de Vigilância em Saúde, Enfermeira Teresinha de Oliveira Rodrigues, em parceria com a Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de qualificar as servidoras e ampliar seus conhecimentos referentes às boas práticas de limpeza e desinfecção. As profissionais envolvidas nas atividades durante os dois dias mostraram-se satisfeitas com as abordagens trabalhadas nas capacitações. É importante frisar também, que as Secretarias de Educação e Saúde do município prezam pela formação continuada dos profissionais, tendo em vista que a qualificação profissional é um investimento com retorno garantido para o município, isso porque possibilita a melhora contínua dos serviços prestados para toda a comunidade.